Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Glória de Dourados elege seus delegados na I Conferência da Cultura

4 Nov 2009 - 08h02Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados via secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec) realizou na semana que passou a I Conferência Municipal da Cultura transcorrido no auditório da Uems, com presenças de diversos diretores, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino; professores e diretores da (Reme); professor e vereador Eugênio Correia Malvas (PR); pedagoga, psicóloga e primeira-dama Mariângela Vieira Barbosa Athas, entre outras autoridades do município. Fez parte da mesa solene, o secretário municipal de Gestão Pública (Segepu), Dr. Luiz Gomes de Souza representando o prefeito municipal Arceno Athas Júnior, que se encontrava em Brasília-DF, tratando de assuntos relacionados ao município; professora Marcilene Nunes de Souza, secretária da Semec; professor Fábio Germano da Silva, Diretor de Cultura; e o palestrante Eduardo Romero, jornalista e ator.

Marcilene Nunes abriu a Conferência salientando, “primeiramente agradeço a presença de todos os participantes e acredito que esta é a grande oportunidade para que possamos discutir e debater as condições culturais do nosso município, portanto, declaro aberta a I Conferência da Cultura do Município de Glória de Dourados”. Seguindo, Fábio Germano dimensionou, “é necessário investir mais na Cultura, no Lazer e na Educação, porque são fatores exponenciais para o crescimento e o desenvolvimento de um país”. Luiz Gomes justificou a ausência do prefeito Arceno Athas e destacou, “o prefeito tem por objetivo realizar um trabalho considerável no município”, enfatizou o secretário argumentando ainda, “nesta gestão vários eventos de natureza cultural já foram realizados, posso citar como exemplos, a Expoglória, a Paixão de Cristo, a Feprod, a criação do coral As Glorinhas – Meninas Cantoras de Glória, entre outros”. Gomes lembrou também dos tempos da escola, quando todas às sextas-feiras os alunos tinham uma aula social, onde participavam de jograis, poesias, entre outras atividades culturais.

O palestrante Eduardo Romero disse, “Cultura é diversidade, é cidadania e desenvolvimento”. O palestrante descreveu ainda sobre vários aspectos com referências a Cultura afirmando, “a idéia das Conferências é regulamentar de vez a Cultura em nosso país; por isto elas são de extrema importância”. Ele explicou também sobre o tema e os eixos da II Conferência Nacional da Cultura, onde a Política Nacional de Cultura estabelecida pelo Ministério da Cultura (MinC), nas suas dimensões são Cidadã, Simbólica e Econômica. Romero discorreu sobre o Sistema Nacional de Cultura, que integra e organiza a realização entre os entes federados e a sociedade.

O palestrante destacou que, “8% dos recursos que transitam no mundo são provenientes da Cultura, entretanto, é necessário maior investimento nesta área. A Cultura precisa ter um orçamento específico, que pode acontecer com a aprovação da PEC nº. 150, que tramita no Congresso Nacional”. O jornalista descreveu também, “é necessário criar o Conselho Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, caso contrário, perde-se recursos, que não podem ser repassados para investimentos a serem investidos nas áreas culturais”. Durante o evento aconteceram as apresentações do Grupo de Teatro – Jocum – Jovens Com Uma Missão (Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO) e da dupla, Lucas & Cláudia, que interpretaram músicas regionais. No final da I Conferência da Cultura foram eleitos os delegados e suplentes à Conferência Estadual da Cultura, que acontecerá no dia 13 de novembro em Campo Grande. Representando a Sociedade Civil, delegado, José Manoel de Souza Júnior; suplente, Luciana pessoa da Rocha.

Do Poder Público Municipal, delegado, Fábio germano da Silva; suplente, Marcilene Nunes de Souza.

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo