Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Glória de Dourados elege seus delegados na I Conferência da Cultura

4 Nov 2009 - 08h02Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados via secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec) realizou na semana que passou a I Conferência Municipal da Cultura transcorrido no auditório da Uems, com presenças de diversos diretores, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino; professores e diretores da (Reme); professor e vereador Eugênio Correia Malvas (PR); pedagoga, psicóloga e primeira-dama Mariângela Vieira Barbosa Athas, entre outras autoridades do município. Fez parte da mesa solene, o secretário municipal de Gestão Pública (Segepu), Dr. Luiz Gomes de Souza representando o prefeito municipal Arceno Athas Júnior, que se encontrava em Brasília-DF, tratando de assuntos relacionados ao município; professora Marcilene Nunes de Souza, secretária da Semec; professor Fábio Germano da Silva, Diretor de Cultura; e o palestrante Eduardo Romero, jornalista e ator.

Marcilene Nunes abriu a Conferência salientando, “primeiramente agradeço a presença de todos os participantes e acredito que esta é a grande oportunidade para que possamos discutir e debater as condições culturais do nosso município, portanto, declaro aberta a I Conferência da Cultura do Município de Glória de Dourados”. Seguindo, Fábio Germano dimensionou, “é necessário investir mais na Cultura, no Lazer e na Educação, porque são fatores exponenciais para o crescimento e o desenvolvimento de um país”. Luiz Gomes justificou a ausência do prefeito Arceno Athas e destacou, “o prefeito tem por objetivo realizar um trabalho considerável no município”, enfatizou o secretário argumentando ainda, “nesta gestão vários eventos de natureza cultural já foram realizados, posso citar como exemplos, a Expoglória, a Paixão de Cristo, a Feprod, a criação do coral As Glorinhas – Meninas Cantoras de Glória, entre outros”. Gomes lembrou também dos tempos da escola, quando todas às sextas-feiras os alunos tinham uma aula social, onde participavam de jograis, poesias, entre outras atividades culturais.

O palestrante Eduardo Romero disse, “Cultura é diversidade, é cidadania e desenvolvimento”. O palestrante descreveu ainda sobre vários aspectos com referências a Cultura afirmando, “a idéia das Conferências é regulamentar de vez a Cultura em nosso país; por isto elas são de extrema importância”. Ele explicou também sobre o tema e os eixos da II Conferência Nacional da Cultura, onde a Política Nacional de Cultura estabelecida pelo Ministério da Cultura (MinC), nas suas dimensões são Cidadã, Simbólica e Econômica. Romero discorreu sobre o Sistema Nacional de Cultura, que integra e organiza a realização entre os entes federados e a sociedade.

O palestrante destacou que, “8% dos recursos que transitam no mundo são provenientes da Cultura, entretanto, é necessário maior investimento nesta área. A Cultura precisa ter um orçamento específico, que pode acontecer com a aprovação da PEC nº. 150, que tramita no Congresso Nacional”. O jornalista descreveu também, “é necessário criar o Conselho Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, caso contrário, perde-se recursos, que não podem ser repassados para investimentos a serem investidos nas áreas culturais”. Durante o evento aconteceram as apresentações do Grupo de Teatro – Jocum – Jovens Com Uma Missão (Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO) e da dupla, Lucas & Cláudia, que interpretaram músicas regionais. No final da I Conferência da Cultura foram eleitos os delegados e suplentes à Conferência Estadual da Cultura, que acontecerá no dia 13 de novembro em Campo Grande. Representando a Sociedade Civil, delegado, José Manoel de Souza Júnior; suplente, Luciana pessoa da Rocha.

Do Poder Público Municipal, delegado, Fábio germano da Silva; suplente, Marcilene Nunes de Souza.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho