Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 12 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Glória completa 42 anos de emancipação político-administrativa

2 Mai 2007 - 08h37
O município de Glória de Dourados, sob a administração da prefeita Vera Regina Dalcin Baur (PR), completa hoje 42 anos de emancipação político-administrativa. Nascido com a implantação da CAND (Colônia Agrícola nacional de Dourados), a conhecida “Colônia Federal”, implantada em 1943, pelo presidente da República Getúlio Vargas, o município foi criado, através da Lei nº 1.941, de 11 de novembro de 1963, assinado pelo governador do Estado Fernando Corrêa da Costa. Em 27 de dezembro de 1956, foi criada a data oficial da fundação da sede da cidade.
Glória de Dourados foi elevado a distrito de Dourados de conformidade com a Lei nº 1.197, de 22 de dezembro de 1958, chamado Vila Glória. A implantação da pedra fundamental ocorreu no dia 20 de maio de 1956. A criação do município deu-se no dia 2 de maio de 1965, data em que se comemora o aniversário do município.
Na época, o padre José Daniel, administrador do Núcleo Colonial, ao visitar a região, no final da década de 50, proferiu um discurso, quando afirmou que, “esta cidade será a Glória, a Glória de Dourados”. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), censo realizado em 2000, Glória de Dourados dispõe de uma área territorial de 493 quilômetros quadrados. Conforme autoridades locais, este dado não condiz com a realidade territorial do município, pois na área mencionada pelo instituto está incluído o distrito de Nova Esperança que, na realidade, pertence ao município de Jateí. Na verdade, Glória possui 335 quilômetros quadrados e sua latitude é de 400 metros acima do nível do mar.
ADMINISTRADORES
Desde sua emancipação, Glória de Dourados teve oito mandatos administrativos, sendo dirigida por oito gestores públicos. O primeiro prefeito foi José de Azevedo, tendo como vice José Roberto Maranha; a segunda gestão foi de Deodato Leonardo da Silva, Josino Graciano da Silva, no cargo de vice-prefeito; o terceiro mandato foi dirigido pelo padre Roberto Fulco do Nascimento, tendo como vice-prefeito Lourival Siqueira da Silva; o quarto mandato, novamente, sob a responsabilidade de Deodato Leonardo da Silva, com Yassuo Morishita, de vice; a quinta gestão foi de Rasslan e, como vice-prefeito, Lourival Siqueira da Silva; no sexto mandato, retorna José de Azevedo como prefeito e Antônio Borges de Carvalho, como vice-prefeito.
O sétimo mandato de prefeito de Glória foi da responsabilidade de Claudinei da Silva, com Yassuo Morishita de vice. Neste sétimo mandato, Claudinei renunciou ao cargo, após um ano e quatro meses, para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, quando foi eleito deputado estadual, quando Morishita assumiu o governo municipal. O oitavo mandato foi do prefeito Jairo de Vasconcelos e, de vice-prefeito, José Sabino Sobrinho.
Na décima gestão, José de Azevedo retorna ao gabinete, assessorado por Keiko Kuraoka, como vice-prefeito. Reeleito mais uma vez, Azevedo assume a décima gestão de Glória, com a médica Vera Regina Dalcin Baur, no cargo de vice-prefeita.
Em janeiro de 2005, Vera Baur assume a administração de Glória de Dourados, com Roberto Shinichi Masuko, como vice-prefeito.
COMEMORAÇÃO
A programação de aniversário de Glória de Dourados iniciou na sexta-feira, 27, com a realização da 19ª Expoglória (Exposição Agropecuária de Glória de Dourados), que detém uma programação intensa. Também, com várias inaugurações de obras pela prefeita Vera baur, acompanhada de autoridades políticas estaduais e federais.
Para hoje, data magna do município, a programação prevê um desfile cívico, a partir das 8h, na avenida Presidente Vargas, centro da cidade. Às 11h, entrega da reforma da escola municipal “Dois de Maio”; às 17h, celebração evangélica; e, às 21h, show com a dupla “Kleber e Kleberson” (lançamento do segundo CD). (Colaborou Andrey Leal).
 
 
 
 
 
 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo desta quarta-feira 12 de agosto de 2020
DEU RUIM - OZONIOTERAPIA
COVID: Deputada que apoia aplicação de ozônio no combate ao coronavírus é internada com covid-19
VÍTIMA CORONAVÍRUS
CORONAVÍRUS: Médica de 29 anos perde a vida para a covid-19 após ficar quase 30 dias da UTI
BRASIL - 102.034 MORTES
Brasil confirmou 102.034 mortes e contabiliza 3.068.138 infectados pela Covid-19.
SAÚDE
CLOROQUINA: Pacientes reumáticos que fazem uso de cloroquina não estão imunes ao coronavírus
CORONAVIRUS NO ESPORTE
Covid-19: jogo do CSA é adiado após confirmação de mais nove casos
ESTAVA DESAPARECIDO
Policial Militar é encontrado morto dentro de fossa e pode ter sido assassinado
FATALIDADE
Homem morre soterrado em armazém de soja enquanto fazia limpeza
100 MOTIVAÇÃO
Desiludido e com medo de contágio, eleitor de MT vai sumir das urnas
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo do dia: a previsão de hoje (11/8) para o seu signo