Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Geraldo quer providências para a questão dos transplantes em MS

5 Fev 2010 - 16h25Por Dourados News

O deputado federal Geraldo Resende disse que ficou estarrecido ao ler na imprensa informações sobre o não funcionamento da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul. De acordo com matérias de jornais de Dourados e de Campo Grande, há cinco meses a Santa Casa suspendeu as cirurgias, obrigando 330 renais crônicos de MS a aguardar na fila de espera. O parlamentar disse que vai atuar, tanto em Brasília quanto em Mato Grosso do Sul, para articular, com as autoridades responsáveis, uma solução para o problema.
Geraldo afirma ter constatado que Mato Grosso do Sul regrediu neste quesito da saúde pública. “Quando fui secretário estadual de Saúde Mato Grosso do Sul conquistou, na época, a segunda posição em número de cirurgias de rins no País (por milhão de habitantes). Agora, o Estado despencou para a sexta colocação”.
De acordo com a imprensa, no ano passado, até outubro, a Santa Casa de Campo Grande fez apenas 14 procedimentos dessa natureza, enquanto que em 2001, quando Geraldo foi titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foram realizados no Estado 113 transplantes, sendo 46 de rim, 4 de coração, 62 de córnea e 1 de válvula cardíaca.
Para Geraldo Resende, a situação atual não pode continuar. Ele lembra que o transplante é uma terapia consolidada no mundo inteiro e possibilita importante sobrevida e reabilitação, a longo prazo, a pacientes que, de outra forma, não teriam esperança de cura. “Como médico e atual membro da Frente Parlamentar da Saúde vou envidar todos os esforços e articular, tanto em Brasília quanto em Mato Grosso do Sul, para que possamos encontrar a solução para esses problemas”, acrescenta.
Geraldo disse que ficou triste com as informações que leu nos jornais desta sexta-feira. “Nós que lutamos pela vida, que estamos diariamente na Câmara Federal em busca de recursos para a melhoria da saúde pública no país e em particular em nosso Estado, não podemos ficar inertes diante desse quadro”, afirmou.
O parlamentar finaliza, registrando que, em sua opinião “a imprensa exerce papel fundamental ao levantar questões como essas e levá-las ao conhecimento público. Desta forma, as autoridades são alertadas e cobradas e daí podem advir as soluções”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho