Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 23 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Geraldo destaca visita de Lula a Dourados para inaugurar UFGD

3 Ago 2010 - 14h16Por Fátima News com assessoria

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) destacou a notícia de que o presidente Luis Inácio Lula da Silva deverá vir a Dourados no próximo dia 24 para inaugurar, oficialmente, a Universidade Federal da Grande Dourados. Geraldo, que foi um dos principais articuladores da criação da UFGD, considera a visita presidencial “o coroamento de um sonho de 20 anos de toda a sociedade douradense e regional”.

 

         

 

Na avaliação de Geraldo a decisão do presidente Lula confirma o acerto da luta. O parlamentar apresentou, em 16 de julho de 2003, o Projeto de Lei 1.266/2003, criando a UFGD e obteve o apoio do presidente Lula à proposta em 23 de julho do mesmo ano, em audiência que aconteceu em Brasília.

 

 

Acompanhado de estudos técnicos feitos por uma comissão instituída pelo campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Dourados, então conhecido como CEUD – Centro Universitário de Dourados, o PL 1.266/2003, apresentado por Geraldo Resende foi o instrumento pelo qual o parlamentar articulou o apoio, além do presidente Lula, do vice-presidente José Alencar e do então ministro da Educação Cristovam Buarque.

 

 

Embora tenha retirado o PL 1.266/2003 posteriormente, foi com ele que Geraldo Resende conquistou o apoio da classe política, inclusive entre setores que nunca tinham ouvido falar da proposta, que chegou a ser apresentada na Câmara Federal em 1983, pelo então deputado federal Sérgio Cruz, que, no entanto, não foi reeleito.  Com isso o projeto acabou no esquecimento.

 

 

Para Geraldo “existe uma história de antes e outra depois da UFGD”. Foi essa perspectiva que ele vislumbrou ao encampar o projeto. “Quando lutamos pela criação da UFGD, já antevíamos a transformação que a instituição causaria na vida cultural de Dourados e das cidades vizinhas”.

 

 

Geraldo Resende afirma que a política de expansão universitária promovida pelo governo do presidente Lula é acertada. “Sou fruto da educação e creio que somente as pessoas mais humildes podem crescer por meio da educação”, explica o parlamentar, que estudou, quando garoto, na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, e se formou em Medicina pela Universidade Federal do Ceará.

 

 

“Com a UFGD, milhares de pessoas estão podendo se formar em cursos que anteriormente somente existiam em outros Estados , obrigando as pessoas a se deslocarem milhares de quilômetros, como foi o meu caso”, conclui o parlamentar, que acredita numa grande festa caso realmente o presidente Lula confirme a vinda a Dourados.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso
Na Pandemia, filas são imensas na CEF de Fátima do Sul-MS AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera hoje saques do auxílio emergencial para mais 3,6 milhões
uma greve foi deflagrada em protesto contra uma proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. CORREIOS
Após 5 dias de greve, os Correios devem retornar por determinação do TST
No Brasil, diversos concursos públicos estão disponíveis. CONCURSOS
CRM-MS abre concurso com salários de até R$ 5 mil
 O empresário Eliel Moreira, seu Claudemir e sua família SOLIDARIEDADE
Amigos se unem e compram carro para catator de reciclagem
Cissa Amaral morreu no local e Sebastião Faria foi socorrido ACIDENTE FATAL
Enfermeira morre e policial civil fica ferido em acidente de moto
Lucas chegou a ser socorrido, mas morreu neste domingo FORAGIDOS
Jovem sai para buscar cachorro que escapou e é morto com 2 tiros
Os dois estão separados há dois meses e tem dois filhos juntos, os quais estavam morando com a mãe. TRAGÉDIA NA FAMILIA
Motorista da Energisa mata ex-mulher ontem e hoje comete suicídio