Menu
SADER_FULL
domingo, 9 de maio de 2021
Busca
Brasil

Geraldo destaca visita de Lula a Dourados para inaugurar UFGD

3 Ago 2010 - 14h16Por Fátima News com assessoria

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) destacou a notícia de que o presidente Luis Inácio Lula da Silva deverá vir a Dourados no próximo dia 24 para inaugurar, oficialmente, a Universidade Federal da Grande Dourados. Geraldo, que foi um dos principais articuladores da criação da UFGD, considera a visita presidencial “o coroamento de um sonho de 20 anos de toda a sociedade douradense e regional”.

 

         

 

Na avaliação de Geraldo a decisão do presidente Lula confirma o acerto da luta. O parlamentar apresentou, em 16 de julho de 2003, o Projeto de Lei 1.266/2003, criando a UFGD e obteve o apoio do presidente Lula à proposta em 23 de julho do mesmo ano, em audiência que aconteceu em Brasília.

 

 

Acompanhado de estudos técnicos feitos por uma comissão instituída pelo campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Dourados, então conhecido como CEUD – Centro Universitário de Dourados, o PL 1.266/2003, apresentado por Geraldo Resende foi o instrumento pelo qual o parlamentar articulou o apoio, além do presidente Lula, do vice-presidente José Alencar e do então ministro da Educação Cristovam Buarque.

 

 

Embora tenha retirado o PL 1.266/2003 posteriormente, foi com ele que Geraldo Resende conquistou o apoio da classe política, inclusive entre setores que nunca tinham ouvido falar da proposta, que chegou a ser apresentada na Câmara Federal em 1983, pelo então deputado federal Sérgio Cruz, que, no entanto, não foi reeleito.  Com isso o projeto acabou no esquecimento.

 

 

Para Geraldo “existe uma história de antes e outra depois da UFGD”. Foi essa perspectiva que ele vislumbrou ao encampar o projeto. “Quando lutamos pela criação da UFGD, já antevíamos a transformação que a instituição causaria na vida cultural de Dourados e das cidades vizinhas”.

 

 

Geraldo Resende afirma que a política de expansão universitária promovida pelo governo do presidente Lula é acertada. “Sou fruto da educação e creio que somente as pessoas mais humildes podem crescer por meio da educação”, explica o parlamentar, que estudou, quando garoto, na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, e se formou em Medicina pela Universidade Federal do Ceará.

 

 

“Com a UFGD, milhares de pessoas estão podendo se formar em cursos que anteriormente somente existiam em outros Estados , obrigando as pessoas a se deslocarem milhares de quilômetros, como foi o meu caso”, conclui o parlamentar, que acredita numa grande festa caso realmente o presidente Lula confirme a vinda a Dourados.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo