Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Geraldo destaca visita de Lula a Dourados para inaugurar UFGD

3 Ago 2010 - 14h16Por Fátima News com assessoria

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) destacou a notícia de que o presidente Luis Inácio Lula da Silva deverá vir a Dourados no próximo dia 24 para inaugurar, oficialmente, a Universidade Federal da Grande Dourados. Geraldo, que foi um dos principais articuladores da criação da UFGD, considera a visita presidencial “o coroamento de um sonho de 20 anos de toda a sociedade douradense e regional”.

 

         

 

Na avaliação de Geraldo a decisão do presidente Lula confirma o acerto da luta. O parlamentar apresentou, em 16 de julho de 2003, o Projeto de Lei 1.266/2003, criando a UFGD e obteve o apoio do presidente Lula à proposta em 23 de julho do mesmo ano, em audiência que aconteceu em Brasília.

 

 

Acompanhado de estudos técnicos feitos por uma comissão instituída pelo campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Dourados, então conhecido como CEUD – Centro Universitário de Dourados, o PL 1.266/2003, apresentado por Geraldo Resende foi o instrumento pelo qual o parlamentar articulou o apoio, além do presidente Lula, do vice-presidente José Alencar e do então ministro da Educação Cristovam Buarque.

 

 

Embora tenha retirado o PL 1.266/2003 posteriormente, foi com ele que Geraldo Resende conquistou o apoio da classe política, inclusive entre setores que nunca tinham ouvido falar da proposta, que chegou a ser apresentada na Câmara Federal em 1983, pelo então deputado federal Sérgio Cruz, que, no entanto, não foi reeleito.  Com isso o projeto acabou no esquecimento.

 

 

Para Geraldo “existe uma história de antes e outra depois da UFGD”. Foi essa perspectiva que ele vislumbrou ao encampar o projeto. “Quando lutamos pela criação da UFGD, já antevíamos a transformação que a instituição causaria na vida cultural de Dourados e das cidades vizinhas”.

 

 

Geraldo Resende afirma que a política de expansão universitária promovida pelo governo do presidente Lula é acertada. “Sou fruto da educação e creio que somente as pessoas mais humildes podem crescer por meio da educação”, explica o parlamentar, que estudou, quando garoto, na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, e se formou em Medicina pela Universidade Federal do Ceará.

 

 

“Com a UFGD, milhares de pessoas estão podendo se formar em cursos que anteriormente somente existiam em outros Estados , obrigando as pessoas a se deslocarem milhares de quilômetros, como foi o meu caso”, conclui o parlamentar, que acredita numa grande festa caso realmente o presidente Lula confirme a vinda a Dourados.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação