Menu
SADER_FULL
sexta, 14 de maio de 2021
Busca
Brasil

Gastos com serviços de dados no celular crescem 55% no 2º trimestre

14 Set 2010 - 13h56Por Folha Online
O gasto com torpedos, música e acesso a internet pelo celular cresceu 54,5% no segundo trimestre, na comparação com igual período em 2009. A receita das operadoras com serviços de dados (tudo menos serviço de voz) foi de R$ 2,8 bilhões no segundo trimestre deste ano, ante R$ 1,8 bilhão no mesmo período do ano passado.

Isso representa 16,3% das receitas bruta de serviço das operadoras. É pouco se comparado com países como Japão, onde cerca de 50% da receita das operadoras é relativa a serviços de dados.

Os números divulgados nesta terça-feira são do projeto Monitor Acision, das consultorias Acision e Teleco, que tem por objetivo mapear tendências de uso de serviços móveis no Brasil. Com 185 milhões de celulares, o Brasil possui uma densidade de 95,6 celulares por 100 habitantes.

Projeções da Teleco dão conta de que, neste semestre, o país deve ultrapassar a barreira de 100 celulares por 100 habitantes. A pesquisa ouviu 750 pessoas em São Paulo, Rio e Porto Alegre. A operadora que tem a maior receita com serviços extra-voz é a Vivo (21,6%). Em seguida vem a TIM, com 13%. E depois a Oi, com 11,6%. A Claro não divulgou a informação.

Da receita das operadoras com serviços, 45% corresponde a mensagens (torpedo, torpedo multimídia e "instant message") e 44%, a acesso a internet. Outros (como música e toque de celular) representam 11%.

Do universo de entrevistados, apenas 2% acessa a internet por meio de celular. E 3% é usuário de banda larga móvel (modem 3G ou celular como modem conectado ao laptop). As duas principais razões para não acessar a internet móvel são: não ver necessidade (61%) e custo alto do serviço (42%).

Desses 5%, 62% usam a web móvel para acessar email ou navegar na internet e 37% usa o celular para ver vídeos no Youtube ou entrar em redes de relacionamento, como Facebook e Twitter.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada