Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Filhos e netos de Lula não devolvem passaporte diplomático

4 Mai 2011 - 13h12Por R7

O Ministério Público Federal deve recorrer à Justiça para obrigar parentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a devolver passaportes diplomáticos concedidos nos últimos dias do governo do petista. Em um ofício encaminhado ao Ministério Público, o Itamaraty informou que os passaportes concedidos a quatro filhos e três netos de Lula não foram devolvidos nem recolhidos. Recentemente, procuradores tinham anunciado que se os documentos não fossem devolvidos uma ação poderia ser encaminhada à Justiça.

Há cerca de um mês, procuradores analisaram o caso e concluíram que a concessão dos passaportes foi irregular. Há vários benefícios para quem tem passaporte diplomático. Entre eles, tratamento menos rígido na imigração e dispensa de visto em alguns países. O Ministério Público concedeu um prazo até ontem para que os documentos fossem devolvidos.

Num primeiro momento, ao ser questionado sobre a concessão dos passaportes, o Itamaraty disse que a emissão dos documentos atendia a interesses do país. Com isso, foi criado um problema político porque o governo da presidente Dilma Rousseff, que é aliada de Lula, não tem como voltar atrás.

Para o governo, o ideal seria que os familiares de Lula devolvessem os documentos. Mas como eles não devolveram, a melhor saída é que o Ministério Público entre com uma ação na Justiça pedindo o recolhimento. O governo avalia que o constrangimento pode ser menor do que designar um funcionário do Itamaraty para pressionar pela devolução.

Procurada pelo R7, a assessoria de imprensa do ex-presidente afirmou que não irá comentar o assunto.

Novas regras

O Ministério das Relações Exteriores publicou, no começo deste ano, uma portaria com novas regras para emissão de passaportes diplomáticos. A intenção é limitar o acesso ao documento após a polêmica em torno da concessão de passaportes a parentes do ex-presidente.

...Segundo o texto, os pedidos de passaportes diplomáticos só serão aceitos após solicitação formal e fundamentada por parte da autoridade máxima do órgão do interessado. Também prevê publicidade à concessão do documento, publicando o ato no Diário Oficial e o nome do beneficiado no site do ministério.

O interessado deve demonstrar que desempenha ou irá desempenhar missão ou atividade de especial interesse do país, e que necessita da proteção adicional representada pelo passaporte diplomático. A autorização vai depender da avaliação do ministro das Relações Exteriores.

O Ministério das Relações Exteriores publicou, no começo deste ano, uma portaria com novas regras para emissão de passaportes diplomáticos. A intenção é limitar o acesso ao documento após a polêmica em torno da concessão de passaportes a parentes do ex-presidente.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho