Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Fátima do Sul comemorou Semana da Apae

28 Ago 2006 - 11h00
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Fátima do Sul realizou na noite da segunda-feira, no salão paroquial da igreja Matriz, evento comemorativo à “Semana Nacional da Apae”, que acontece no período de 21 a 28 deste mês, em todo o país.

Na abertura do evento, Cássia Aparecida Fernandes Araújo, diretora da Apae, fez a saudação e agradecimentos às autoridades e público presentes. Em seguida, o cerimonial conduzido por Sidnei de Oliveira procedeu a leitura do histórico da Apae de Fátima do Sul, falando de sua fundação em 19 de outubro de 1987, da criação em 04 de novembro do mesmo ano, do seu ‘Centro de educação especial’ para atender alunos com ‘necessidades educacionais especiais’.

A escola da Apae teve como diretoras nesses 19 anos de atividades, as professoras: Geni Ferreira de Oliveira, Vera Lúcia Nunes Rodrigues, Marinete Manfrin Muhamed Zahra, Cícera Pereira da Silva Cunha, Maria Aparecida da Silva, e atualmente a Cássia Aparecida Fernandes Araújo. A escola atende hoje 62 alunos de famílias da comunidade.

O evento contou com a presença de Luiz Yasunaka, presidente da Apae, e foi prestigiado por um grande público, composto de: pais de alunos, professores, autoridades, acadêmicos do Curso de pedagogia da Fifasul, e outras pessoas da comunidade, aos quais foram ministradas diversas palestras, tendo como tema central: “Acessibilidade: Um caminho para a inclusão”.

As palestras foram proferidas por: Dra Amélia Leite de Almeida (professora e assessora de apoio a pessoas com necessidades educacionais especiais da UEMS/MS), Elza Correia Pedroza (chefe do núcleo de educação da Semed/Dourados-MS), Cláudia Helena Castilho Teixeira (Coordenadora pedagógica do núcleo de educação especial da Semed/Dourados-MS), e abordaram temas relativos à educação a alunos com necessidades especiais, que tem como meta oferecer aos alunos um atendimento de qualidade, nas áreas de educação, esportes, trabalho e lazer. Os principais temas desenvolvidos foram: Adequação e adaptações curriculares, Adaptações relativas à metodologia e à temporalidade, adequação de conteúdo, adaptações curriculares de pequeno porte, fonte de recurso e mecanismos de financiamento da educação especial, documentos de inscrição e acompanhamento pedagógico de alunos, e apresentação dos alunos.
 
Durante a reunião, os acadêmicos da Fifasul fizeram uma apresentação de ‘dança sobre cadeiras de rodas’, muito aplaudida pelo público presente. O evento foi encerrado com uma bela apresentação de cantos pelos alunos do Centro de educação especial da Apae, que emocionou e arrancou aplausos dos presentes.
 
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho