Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Fátima do Sul apóia a idéia de implantação da Polícia Comunitária

13 Nov 2009 - 06h30Por Da Redação - Fátima News

A 1ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar realizou na noite de ontem (quinta-feira), 12/11/2009 a 1ª Audiência Pública para discutir Polícia Comunitária no município de Fátima do Sul.

 

 

Os cidadãos de Fátima do Sul, representantes do Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; Ministério Público; presidentes de Bairros; Associação Comercial; Advogados; Lideres Religiosos; profissionais da Educação; entre outros, disseram SIM à Filosofia da Polícia Comunitária e Segurança Participativa na Cidade de Fátima do Sul, bem como defenderam a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública com Cidadania em nosso Município. A Audiência que teve início às 19h30min no Centro de múltiplo – CONVIVER, foi dividida em cinco etapas:

 

 

Na 1ª etapa foi ministrada uma Palestra com o tema: O que é Polícia Comunitária? Onde o 1° Ten. PM José Roberto de Souza, Chefe de Operações do 16° BPM, Promotor e Multiplicador da Filosofia de Polícia Comunitária pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), de forma sucinta e objetiva discorreu sobre o assunto, enfatizando que “Quando todos nós (Polícia e sociedade) estivermos convencidos de que o Sr. João lá da padaria; o Sr. Pedro lá do açougue; a Srª Maria lá da loja; a Ana lá do Cartório; etc... exercem uma função social essencial, pois eles estão naquele ponto todos os dias, vendo tudo e a todos, o que a Polícia não consegue e nunca conseguirá fazer, é que começaremos a fazer Segurança Pública de verdade”.

 

 

Na 2ª fase foi ministrada uma Palestra sobre o tema: Conselhos Comunitários de Segurança Pública com Cidadania, pelo Maj PM Welington Luis Santana Lopes, Sub Cmt do 16° BPM, Promotor; Multiplicador; e Instrutor de Direitos Humanos nos Cursos da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) relativos a Filosofia da Polícia Comunitária. Em sua fala o Major destacou que: “A verdadeira segurança não se improvisa! Prevenção é a chave do trabalho a ser desenvolvido e a segurança deve antecipar-se aos problemas”.

 

 

Na 3ª fase o Comandante do 16° BPM, Ten. Cel PM Isfrido Cabanha, o Delegado Titular da 1ª delegacia de Polícia Civil de Fátima do Sul, Dr. Antenor Camargo Leme e o Comandante do Corpo de Bombeiros local, Cap BM Rivaí Félix, no ato representado pelo 1° Sargento BM Odair Balduíno, falaram sobre a importância da Polícia Comunitária, firmando o compromisso de criar os Conselhos Comunitários de Segurança Pública com Cidadania, bem como disseminar a Filosofia da Polícia Comunitária em nossa cidade.

 

 

Na 4ª e penúltima fase da Audiência foi aberta à palavra ao Público presente. A Drª Ana Carolina, Juíza da Vara da Infância e Juventude de Fátima do Sul destacou que: “... A iniciativa é ótima, estão todos de parabéns, estou à disposição e quero fazer parte do Conselho...”. O Drº Paulo Roberto, Promotor de Justiça em Fátima do Sul disse estar muito feliz com a iniciativa e falando também em nome da Drª Suzi, Promotora de Justiça atuante na Vara da Infância e Juventude de nossa cidade, informou estar também “... o MP a disposição dos Conselhos...”.

 

 

A vereadora Maria Jorge Leite (Mariquinha) presidente da Câmara municipal de Fátima do Sul também fez questão de externar o apoio do legislativo local dizendo que: “... É hora da população assumir junto com a Polícia o seu Papel...”.

 

 

Representando o Poder Executivo local o Dr. Arnaldo Nardon, Secretário de Gestão Pública, disse que: “... A Polícia não está todas as horas em todo lugar, mas o cidadão esta, e ele têm que assumir o seu papel...”.

 

 

A Secretaria Estadual de Gestão Escolar, Josefa Lindacir esclareceu que: “... A educação é em qualquer época de sua vida um constante aprendizado. Em um futuro muito próximo segurança pública será trabalhado nas escolas...”.

 

 

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Pioneiro, Sr. Jesus José Ferachim disse que: “... Fátima do Sul não pode perder essa chance, todos estão se colocando a disposição, cabe a nós se impor e abraçar a causa...”.

 

 

O presidente da Associação Comercial de Fátima do Sul, Fabiano Junior, disse que: “... a Associação Comercial está de portas abertas e disposta a participar desse conselho...”.

 

 

Finalizando a participação do Público presente o Vice Prefeito de Fátima do Sul, José Cassiano, (Teté), falou em nome da comunidade do distrito de Culturama e realçou: “Temos que ser criados juntos com a Polícia Comunitária, com o hábito da verdade, com coragem...”.

 

 

Na 5ª e última etapa foi convidado cada representante de Classe e demais presentes que estivessem convencidos da importância da implantação do Conselho Comunitário de Segurança Pública com Cidadania em nossa cidade para que assinassem um Termo de Intenção de Criação dos Conselhos. Sendo que todos os presentes se comprometeram assinando o referido Termo.

 

 

Logo após foi encerrada a Audiência e esclarecido a todos que assinar o Termo não significa necessariamente ser os conselheiros, trata-se de um compromisso de intenção, cujo objetivo principal é identificar aquelas pessoas interessadas para que as mesmas possam ser convidadas para a próxima Audiência Pública a ser realizada nos próximos 15 (quinze) dias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho