Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Exército firma acordo para fabricar mais de 2 mil veículos blindados

19 Dez 2009 - 07h25Por Agência Brasil

Nos próximos 20 anos, o Exército vai dispor de 2.044 novos veículos de transporte médio blindados, adequados às condições do solo brasileiro, como prevê projeto desenvolvido em conjunto com a empresa Iveco, uma das maiores fabricantes de caminhões instaladas no do país.

O projeto do novo veículo, que é uma evolução do Urutu, "sucesso internacional do Brasil não só na América Latina, mas também no Oriente Médio e em países da África", já envolveu investimentos de R$ 29 milhões e vai custar R$ 6 bilhões, conforme destacou o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, que assinou contrato hoje (18) com a Iveco para a fabricação dos veículos.

Segundo o comandante, o desenvolvimento do Veículo de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas está previsto na política da Defesa, cujo objetivo é "atingir autossuficiência, na medida do possível, na fabricação de produtos militares". Paralelamente, permitirá transferência de tecnologia italiana, gerando empregos e ampliando o leque de fornecedores.

A Iveco conclui o primeiro lote de 16 veículos em 2011 e a partir de 2012 começa a fabricar o restante das unidades.

O comandante do Exército afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou na semana passada a aplicação dos recursos para o projeto, que vão sair do orçamento do Exército.

O presidente da Iveco Defense Vehicles, Pietro Borgo, informou que técnicos brasileiros da companhia já estiveram na Itália para especializar-se na fabricação do veículo. No Brasil, tabalham no projeto 30 técnicos e engenheiros e dezenas de outros profissionais. Segundo ele, o protótipo poderá evoluir para a fabricação de outros modelos alternativos, com a possibilidade de haver preços diferenciados.

Segundo Pietro Borgo, também é possível que o país passe a exportar esses veículos, já que diversos países demonstraram interesse durante a apresentação de maquete feita na Latin America Aero & Defence (Laad), a maior feira de equipamentos militares da América Latina, realizada no Rio de Janeiro em abril deste ano.

O desenvolvimento do veículo é fruto de licitação promovida pelo Exército em 2007 e vencido pela Iveco. O veículo pesa 18 toneladas, é movido a diesel, tem tração 6x6 e capacidade anfíbia, podendo transportar 11 militares. Tem 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura.

O veículo poderá ser equipado com torre armada, com operação por controle remoto para diferentes aplicações e pode ser transportado por aviões tipo Hércules C-130 ou pelo Embraer KC-390.

Também participam do projeto a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), a Elbit Systems Ltd, a Usiminas e a Villares.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS