Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Estudo mostra que álcool já foi consumido por 74,6%

24 Nov 2006 - 15h29
 

Levantamento Domiciliar sobre Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil revela que 74,6% das pessoas já fizeram uso de álcool nas 108 maiores cidades do país. A menor ocorrência foi na região Norte (53,9%) e a maior, na Sudeste (80,4%). O estudo, divulgado hoje (24), foi feito no ano passado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).

Segundo o levantamento, a dependência do álcool aumentou no Brasil, passando de 11,2%, em 2001, para 12,3%, em 2005. No Nordeste, esse percentual atingiu 14%. De cada quatro pessoas do sexo masculino que fazem uso na vida de álcool, uma delas torna-se dependente, diz a pesquisa.

O uso da maconha nas 108 maiores cidades do país foi feito por 8,8% das pessoas. O Sudeste foi o campeão nesse indicador, com 10,3%. Em 2001, 1% do grupo pesquisado no Brasil era usuário dessa droga. No segundo levantamento, o número subiu para 1,4%. A maconha seria a droga mais facilmente encontrada, segundo 65% dos entrevistados.

O uso do tabaco pulou de 9%, em 2001, para 10,1% no ano passado. No Brasil, segundo o levantamento, 44% já fizeram uso da droga, e o maior percentual de dependentes está na região Centro-Oeste, com 11,5%.

Para o diretor do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), Elisaldo Carlini, que participou da pesquisa, não há números alarmantes no levantamento.

“Há pequenas alterações. Os pequenos aumentos, que não são estatisticamente significantes, correm em paralelo praticamente com o mundo todo”.

Segundo ele, há uma expectativa da sociedade de que o país fique livre das drogas. “Mas isso não vai acontecer”, ponderou, acrescentando que não há possibilidade de o ser humano “ficar com zero no consumo de drogas”. “É uma ilusão total uma sociedade livre de drogas. O que precisamos evitar é que haja uma epidemia”.

O 2º Levantamento Domiciliar sobre Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil foi apresentado no Palácio do Planalto, durante a assinatura do acordo de cooperação entre Brasil e Portugal na área de psicotrópicos.

 

 

Agência Brasil

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro