O projeto Escola Ativa, desenvolvido pelos governos federal, estadual e empresa privada, realiza a partir de hoje (22) uma capacitação para técnicos, professores e coordenadores da Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação (SED) e secretarias municipais de Educação de 28 municípios do Estado. Atualmente, 11 municípios fazem parte do projeto.
Desenvolvido nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o projeto, que atua na Educação do Campo, em salas multisseriadas, desenvolve estratégias pedagógicas específicas que norteiam a educação na zona rural. Participam da capacitação 54 servidores.
Segundo a técnica do Ministério da Educação (MEC), Lilian Barbosa de Sena, outros projetos também são desenvolvidos para melhorar o ensino nas escolas do campo, como o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e o Plano Estratégico das Secretarias (PES). “O Escola Ativa é um dos projetos do governo federal na tentativa de melhorar a gestão escolar do campo, destinado especificamente às salas multisseriadas”, afirmou a técnica.
Atualmente, estão matriculados 1.480 alunos nas salas multisseriadas no Estado. Estas salas concentram, num mesmo ambiente, as turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental e foram criadas para facilitar o acesso dos alunos que moram distante das escolas, geralmente em fazendas. Dados do MEC apontam que 64% das escolas do País, que oferecem ensino fundamental do 1º a 4º ano, são formadas por classes multisseriadas (Censo Escolar 2000).
O projeto nasceu na região Nordeste do País, baseado no modelo colombiano Escuela Nueva, em 1996, justamente para melhorar o ensino nas escolas do campo. São parceiros do governo, na implantação e execução do Escola Ativa, além do MEC, o Banco Mundial e o Fundescola.
O curso acontece no Hotel Internacional (rua Alan Kardec, 223), das 7h30 às 17h30, entre hoje 22 e 25 de maio.
Notícias.ms
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede de Rosária Fernandes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

VEJA AS FOTOS DESSE SEXTA FEIRA 13 NA EXPORAMA 2025 RODEIO, SHOW E EMOÇÃO NOS 60 ANOS DE CULTURAMA

Baile dos Namorados do Floresta Clube é marcado por noite memorável em Fátima do Sul

Culturama chora pela morte de Luciana, ela sofreu acidente em Fátima do Sul e não resistiu
