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Ensino da arte e da cultura regional será obrigatório em MS

1 Nov 2006 - 15h13
A inserção do ensino da arte nos currículos escolares brasileiros é uma antiga reivindicação de artistas e produtores culturais e um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais da educação. Surgiram avanços neste sentido, proporcionados pela Lei nº 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Nela, em seu artigo 26, parágrafo segundo, consta que “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Porém, muitas dificuldades ainda existem para que esse item da LDB seja normatizado e aplicado. Acrescenta-se a isso o despreparo dos professores e fontes de consulta nem sempre acessíveis.

Em Mato Grosso do Sul, a administração estadual, artistas, produtores culturais e educadores vêm discutindo o tema há pouco mais de um ano, no intuito de sensibilizar gestores públicos e sociedade sobre a urgência na efetivação do que está previsto na LDB. Intermediado pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o músico e geógrafo Pedro Ortale, o tema foi levado ao Conselho Estadual de Educação, que debateu internamente e promoveu audiências públicas sobre o assunto, abertas a toda sociedade. O resultado dessa mobilização se concretizou em um decreto normativo da Secretaria de Educação de MS, já publicado no Diário Oficial do Estado. Nele constam orientações para a implantação do ensino da arte e cultura no currículo das escolas da rede pública estadual, já a partir de 2007.

Paralelamente à discussão no Conselho Estadual de Educação, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, juntamente com professores e técnicos da Universidade Federal de MS, trabalhou na produção de um referencial teórico para o ensino da arte e cultura regional nas escolas sul-mato-grossenses. “Com a ajuda dos professores do Centro de Ciências Humanas da UFMS, fizemos um levantamento das principais manifestações culturais de Mato Grosso do Sul. Foram quase dois anos de trabalho e muita pesquisa. A grande dificuldade foi sintetizar um conteúdo muito vasto e rico, mas trata-se de um primeiro passo”, informa Pedro Ortale.

O projeto, intitulado “Cultura, Arte e Educação em Mato Grosso do Sul”, resultou na produção de kit pedagógico, composto por Livro Base (subsídio teórico); Livro Propostas Abertas (aplicações práticas), Série de Pranchas com Imagens Artísticas e um DVD interativo, com entrevistas, fotos, músicas e documentário sobre a cultura e arte de MS. O material aborda a Literatura, Artes Plásticas, Cultura Popular, Cinema, Dança, Musica, Teatro, Patrimônio Histórico e Memória. Ao todo foram investidos R$ 190 mil para a produção de mil cópias do kit. De acordo com levantamentos do Conselho Estadual de Educação, Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado brasileiro a disponibilizar tais instrumentos – decreto normativo e kit pedagógico – de forma sistemática para serem utilizados nas escolas.

Aproximadamente 500 cópias do kit pedagógico serão entregues durante o I Encontro Estadual de Cultura, Arte e Educação, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no Teatro Glauce Rocha, na cidade de Campo Grande (MS). O evento será direcionado aos professores de arte de todas as escolas estaduais de MS, mas também contará com a participação de prefeitos e secretários municipais de educação e cultura de todo Mato Grosso do Sul.

No dia 7 de novembro a equipe da UFMS, responsável pela elaboração do kit, vai ministrar uma oficina de capacitação para os professores de arte, orientando sobre as possibilidades de uso em sala de aula, tanto nas disciplinas específicas quanto em outras da grade curricular. “A idéia é que professores de outras disciplinas, como Gramática, Literatura, História e Geografia, utilizem o conteúdo do kit em suas aulas”, explica Ortale.
 
 
 
APn

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