Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Em semana decisiva, Moka pode virar ministro da Agricultura

12 Mar 2007 - 13h12
 

Na semana em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve concluir a reforma ministerial, o deputado federal e presidente regional do PMDB, Waldemir Moka, pode virar ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( MAPA ), no lugar de Luiz Carlos Guedes Pinto.

O PMDB será contemplado com a pasta da Integração Nacional e manterá os ministérios das Comunicações e das Minas e Energia. A bancada da Câmara, no entanto, pressiona o governo para garantir mais uma vaga – Turismo , caso Marta Suplicy (PT-SP) recuse a oferta de Lula, ou Agricultura – e se igualar com a do Senado, que fez duas indicações.

Os deputados querem ainda cargos no segundo escalão, como a Secretaria de Previdência Complementar, e diretorias de estatais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Em entrevista na manhã desta segunda-feira ao Bom Dia Brasil, o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), disse que o PMDB deverá ter quatro ministérios. Temer não considerou a indicação do médico José Gomes Temporão, recém-filiado ao PMDB, para o ministério da Saúde.

Se a pasta ofertada for o Turismo, a bancada deve indicar o deputado Eunício Oliveira (CE), que respondeu pelo Ministério das Comunicações no primeiro mandato de Lula. Para a Agricultura, o nome mais cotado é do deputado Waldemir Moka, que ganhou ainda mais corpo com a reeleição de Temer e a derrota do chamado “comando nacional”, formado pelos senadores José Sarney e Renan Calheiros, na convenção nacional do último fim de semana.

Moka conta também com o apoio da bancada ruralista, do governador André Puccinelli (PMDB), que vem fazendo lobby pela indicação, e de entidades ligadas ao agronegócio, como a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Embora Moka seja o mais cotado, o PMDB tem outros nomes ao cargo: Orlando Pessuti, vice-governador do Paraná e o deputado Moacir Micheletto (PR).

Presente de grego?

Moka tem reiterado que não quer ser ministro. Depois de ter os discursos críticos a Lula silenciados pela coalizão e pela “governabilidade”, o parlamentar se sente pouco à vontade para integrar o ministério. Para o presidente Lula, no entanto, seria interessante ter no governo um ex-ferrenho-crítico que reúne o apoio da bancada ruralista.

Moka evita falar no assunto e diz que está afastado das articulações. “Não movo uma palha por ministério, nem estou a par das conversações. Isso cabe ao presidente Michel Temer”, disse ao Midiamax. 

Se for indicado, contudo, Moka deverá acatar a decisão da sigla e se tornar o terceiro ministro representando Mato Grosso do Sul em 13 anos.

De 1994 a 1995 (1º mandato de Fernando Henrique Cardoso), o então secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia Delcídio do Amaral, filiado à época ao PSDB, foi ministro das Minas e Energia. Seis anos depois, o então senador Ramez Tebet (PMDB) comandou por três meses – de junho a setembro de 2001 -, o Ministério da Integração Nacional.
 
 
Agências Nacionais

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS