Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Efeitos da intervenção nacional abalam bases do PDT no interior de MS

13 Nov 2009 - 10h49Por Notícias.MS

As bases eleitorais do PDT começam a ruir a menos de dois meses depois que a cúpula nacional decretou intervenção no diretório do partido em Mato Grosso do Sul.

A intervenção, articulada pelo líder do PDT na Câmara dos Deputados, Dagoberto Nogueira, obrigou os deputados estaduais Ary Rigo e Onevan de Matos a se abrigarem no PSDB no começo de outubro.

Acuado, outro pedetista, Coronel Ivan, preferiu migrar para o nanico PRTB, deixando a bancada pedetista na Assembléia Legislativa com apenas um representante, Antônio Braga.

O desmoronamento das bases brizolistas no interior começou pelo município de Porto Murtinho, mas já começa dar sinais de enfraquecimento em várias regionais do Estado. O prefeito de Dourados, Ari Artuzi, por exemplo, está sendo aconselhado por Rigo a deixar o partido e se filiar ao PSDB.

O PDT de Porto Murtinho perdeu 54 filiados no começo desta semana devido, conforme os argumentos, a intervenção da cúpula nacional no diretório do partido em Mato Grosso do Sul.

A debandada inclui o ex-secretário de Meio Ambiente do município e até então secretário geral do PDT de Porto Murtinho, Deodival Joicy Quil (Didi), além da segunda vice-presidente do diretório, Márcia Lago, e outras lideranças de expressão, como Regina Salazar, Gleberson Quil e Ninfa Ovelar.

De acordo com Didi, a decisão de deixar a legenda deve-se  à intervenção da executiva nacional que tirou Rigo da presidência regional do PDT.

“Acompanho a trajetória do deputado Rigo há mais de 30 anos e nosso grupo considerou que não havia mais como permanecer no partido depois desse episódio. Acredito que uma intervenção só se justifica quando há falta grave, e o deputado Rigo sempre teve uma conduta irrepreensível à frente do partido”, comentou Didi.

Ele lembrou ainda que o PDT em Porto Murtinho sempre foi um grupo forte e coeso enquanto esteve sob a orientação de Rigo. “A gente sempre teve força suficiente para decidir as eleições e agora estamos discutindo, inclusive com o deputado Rigo, qual o rumo que vamos tomar.

Na minha avaliação, a intervenção da nacional foi desastrosa, deixou o partido dilacerado”, lamentou, apontando ainda que o fato gerou indignação mesmo entre não filiados ao PDT.

Esvaziamento 

Durante o ato de filiação ao PSDB no dia 2 de outubro, Rigo e Onevan deixaram claro que a idéia era atrair seus companheiros para o ninho tucano.

Na prática, a idéia é tentar esvaziar as bases pedetistas no interior do Estado, tirando o maior número de prefeitos e vereadores possível.

“Vamos começar a conversar, o PDT tem 9 prefeitos, quantos virão, não sei”, adiantou Rigo, durante o ato de filiação do qual participaram os principais expoentes do PSDB no Estado.

Por causa do esvaziamento, o atual presidente do PDT, João Leite Schimidt, entrou na Justiça na tentativa de tomar os mandatos dos dois parlamentares.

Quando houve a troca de partido o interventor Leite Schimidt havia advertido os deputados que de o PDT iria requerer o mandato, por infidelidade partidária.

Schimidt garante que não houve expulsão. Mas os deputados alegam que foram pressionados e até insultados por suas posições sobre política de alianças.

O PDT alega que o mandado é do partido e essa condição está expressa em seu estatuto. O PSDB também foi intimado para explicar as razões da filiação dos ex-pedtistas.

Rigo e Onevan, no entanto, não demonstram preocupação. Eles argumentam que têm provas suficientes para justificar a saída do partido: perseguição política.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação