Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Educação para o trânsito é tema de evento em Ivinhema

19 Mai 2011 - 13h00

 

Ivinhema está municipalizando seu trânsito. E para mostrar algumas das ações que serão efetivadas e apresentar a equipe do Demtrivi (Departamento Municipal de Trânsito de Ivinhema) e seus parceiros, a Prefeitura de Ivinhema em parceria com o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) realizou na noite desta quarta-feira um evento no qual um dos assuntos abordados foi a Educação para o trânsito.

O prefeito do Município, Renato Câmara e a presidente do Cetran, Regina Duarte, falaram sobre a importância desta iniciativa. “Trânsito para nós é reorganizar a cidade. A cidade cresce e a municipalização do trânsito acompanha esse processo para proporcionar diversas melhorias, entre elas, a qualidade de vida da população”, disse a presidente.

Para o prefeito, essa ação está sendo realizada em momento oportuno. “Hoje é um dia importante para avançarmos nesta área. O fluxo de veículos em nossa cidade aumentou muito e há a necessidade de adequar a cidade às novas diretrizes. É fundamental esse trabalho com a educação do trânsito, pois queremos diminuir o número de acidentes”, falou Renato Câmara no evento.

O prefeito lembrou ainda sobre a importância da conscientização das pessoas e das parcerias. “Tivemos que criar um novo departamento, com novos funcionários, nova equipe. As parcerias que firmamos são de grande importância porque esse é mais um desafio de todo o Município”.

Outras autoridades que discursaram no evento foi o Major Rios, que atualmente comanda a Polícia Militar de Ivinhema e o presidente da Câmara de Vereadores, Dalgomir Buraqui. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Ivando Correa, vereadores e demais lideranças locais.

No evento, também foi feita a assinatura de convênios entre o Município e o Detran. A equipe do Demtrivi é composta pelo seu diretor, João Paulo Hidalgo de Moraes, do coordenador de educação para o trânsito - Antonio Pereira Cruz e a secretária do órgão, Eure Nathaly Peixoto.

Municipalização – Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgada em 2010, mostra que entre os 5.241 municípios brasileiros, apenas 748 adotaram a municipalização do trânsito. A maior parte da frota brasileira está concentrada nesses municípios, mas o desafio maior é inserir a administração do trânsito nas cidades menores.  Os dados da pesquisa apontam atualizações sobre o processo de municipalização do trânsito no Brasil, mas a evolução é tímida e revela que muitos não tem o menor interesse em implantar o sistema.

 Após a integração ao Sistema Nacional de Trânsito, o município assume a responsabilidade de planejamento,  projeto,  operação e a fiscalização das vias municipais. Isso significa que o órgão responsável passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.

O método é legal, está contemplado no Código de Trânsito Brasileiro e consiste na responsabilização do município de aproximadamente 21 atribuições.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUA SAÚDE
Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar
SEU BOLSO
Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira
SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo