Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Educação para o trânsito é tema de evento em Ivinhema

19 Mai 2011 - 13h00

 

Ivinhema está municipalizando seu trânsito. E para mostrar algumas das ações que serão efetivadas e apresentar a equipe do Demtrivi (Departamento Municipal de Trânsito de Ivinhema) e seus parceiros, a Prefeitura de Ivinhema em parceria com o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) realizou na noite desta quarta-feira um evento no qual um dos assuntos abordados foi a Educação para o trânsito.

O prefeito do Município, Renato Câmara e a presidente do Cetran, Regina Duarte, falaram sobre a importância desta iniciativa. “Trânsito para nós é reorganizar a cidade. A cidade cresce e a municipalização do trânsito acompanha esse processo para proporcionar diversas melhorias, entre elas, a qualidade de vida da população”, disse a presidente.

Para o prefeito, essa ação está sendo realizada em momento oportuno. “Hoje é um dia importante para avançarmos nesta área. O fluxo de veículos em nossa cidade aumentou muito e há a necessidade de adequar a cidade às novas diretrizes. É fundamental esse trabalho com a educação do trânsito, pois queremos diminuir o número de acidentes”, falou Renato Câmara no evento.

O prefeito lembrou ainda sobre a importância da conscientização das pessoas e das parcerias. “Tivemos que criar um novo departamento, com novos funcionários, nova equipe. As parcerias que firmamos são de grande importância porque esse é mais um desafio de todo o Município”.

Outras autoridades que discursaram no evento foi o Major Rios, que atualmente comanda a Polícia Militar de Ivinhema e o presidente da Câmara de Vereadores, Dalgomir Buraqui. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Ivando Correa, vereadores e demais lideranças locais.

No evento, também foi feita a assinatura de convênios entre o Município e o Detran. A equipe do Demtrivi é composta pelo seu diretor, João Paulo Hidalgo de Moraes, do coordenador de educação para o trânsito - Antonio Pereira Cruz e a secretária do órgão, Eure Nathaly Peixoto.

Municipalização – Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgada em 2010, mostra que entre os 5.241 municípios brasileiros, apenas 748 adotaram a municipalização do trânsito. A maior parte da frota brasileira está concentrada nesses municípios, mas o desafio maior é inserir a administração do trânsito nas cidades menores.  Os dados da pesquisa apontam atualizações sobre o processo de municipalização do trânsito no Brasil, mas a evolução é tímida e revela que muitos não tem o menor interesse em implantar o sistema.

 Após a integração ao Sistema Nacional de Trânsito, o município assume a responsabilidade de planejamento,  projeto,  operação e a fiscalização das vias municipais. Isso significa que o órgão responsável passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.

O método é legal, está contemplado no Código de Trânsito Brasileiro e consiste na responsabilização do município de aproximadamente 21 atribuições.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS