Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Duzentas partidas na Europa estão sob suspeita de manipulação

20 Nov 2009 - 14h39Por Globo Esporte

Cerca de 200 partidas disputadas em 2009, entre elas 12 da Liga Europa e três da Liga dos Campeões, são suspeitas de manipulação por parte de máfias de apostadores do futebol europeu e estão envolvidas em um novo escândalo. Assim disse nesta sexta-feira a Promotoria de Bochum, na Alemanha, e a Polícia da mesma cidade, onde se informou sobre uma batida que levou a 15 detenções nesse país e duas na Suíça.

Os países envolvidos no escândalo são Alemanha - de onde teria operado a máfia de manipuladores -, Bélgica, Suíça, Croácia, Eslováquia, Turquia, Bósnia e Áustria. As investigações, comandadas pela Promotoria de Bochum, foram apoiadas pela Uefa, que desde junho passado esteve em contato permanente com os investigadores.

Para Peter Limacher, chefe de serviços disciplinares da Uefa, é o maio escândalo de manipulação de resultados da história do futebol europeu.

A Promotoria não especificou quais partidas estão sob suspeita de manipulação, nem deu informações sobre a identidade dos suspeitos e dos detidos, para não prejudicar as investigações ainda em curso.

No entanto, a imprensa alemã assegura que entre os detidos estão os irmãos croatas Ante e Milan Sapina, figuras-chave em outro escândalo de manipulação, em 2005, que terminou com a prisão do agora ex-árbitro Robert Hoyzer.

Na Alemanha, estão sob suspeita de manipulação 32 partidas e a série mais envolvida é a segunda divisão, com quatro jogos sendo investigados. Em Croácia, Eslovênia, Turquia, Hungria, Bósnia e Áustria, por outro lado, há também partidas da primeira divisão sob suspeita. Todas as partidas envolvidas na investigação foram disputadas em 2009.

A Promotoria acredita que o grupo de apostadores buscou manipular o resultado de partidas através de subornos a jogadores, treinadores, árbitros e funcionários. Andras Bachmann, da Promotoria de Bochum, explicou que os detidos estão sob suspeita de formar quadrilha e cometer fraudes sistematicamente.

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo