Menu
SADER_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
Busca
Brasil

DIMA desenvolve coleta seletiva de lixo em Glória de Dourados

11 Jun 2010 - 14h05Por Demerval Nogueira / Fátima News

 

A secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds) via departamento municipal de Meio Ambiente (Dima), vem desenvolvendo no município o projeto Coleta Seletiva, sendo uma alternativa para uma questão socioambiental. Este projeto tem por objetivo produzir informações, promover conhecimento sobre os resíduos sólidos e coleta seletiva, subsidiando o Pode Público e a sociedade organizada na implementação de um programa de Educação Ambiental, visando o desenvolvimento ecologicamente sustentável. A divisão municipal de Meio Ambiente gloriadouradense divulgou o referido projeto nas escolas das três redes de ensino. Este trabalho não é parte somente das comemorações da Semana do Meio Ambiente, de 1 a 5 de junho, mas sim, um trabalho sequenciado.

 

 

Por outro lado, a Prefeitura local já adquiriu uma área de terra localizada na 3ª linha, nascente, onde será construído o chamado Aterro Sanitário, local que abrigará lixos residenciais recolhidos na cidade, após passar pela coleta seletiva, que vai apurar e separar os materiais que podem ser redimensionados para uso no sistema de reciclagem. A equipe da divisão de Meio Ambiente, juntamente com os catadores executaram um minucioso trabalho de divulgação e ao mesmo tempo entregando sacos plásticos para as famílias, trabalho sem dispêndios financeiros para os moradores, e também deram início na seleção de materiais e prestaram esclarecimentos à população sobre a necessidade e a importância do selecionamento do lixo para a efetivação concreta da coleta seletiva.

 

 

A bióloga do Dima, Maria Aparecida Furtuoso Gomes relata, “nós contamos com apoio irrestrito da Prefeitura e também dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), durante as visitas às famílias. Os agentes de saúde fizeram à entrega dos folders e explicaram detalhadamente para as famílias, como será feito este trabalho de coleta seletiva e de separação dos materiais recicláveis”, destaca a bióloga atrelando ainda, “principalmente a informação sobre os tipos de materiais que serão separados, tais como, papel, plásticos, vidro e metal, porque esses produtos devem ser armazenados e trabalhados com destinação específica”.

 

 

A geógrafa do Dima, Marla Camila Brugnerotto enfatiza, “hoje grande parte dos problemas encontrados no meio ambiente não está na falta de normas, procedimentos ou regras cristalinas, mas sim, a falta de informação e conscientização das pessoas, principalmente por ignorarem o quanto elas mesmas podem fazer para a qualidade do meio ambiente”. A reciclagem é um processo de transformar o material selecionado em produtos que possam ser reutilizados. O cidadão não precisa ser um grande conhecedor do lixo para fazer a separação, basta querer. Realização, Prefeitura local, secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds), divisão municipal de Meio Ambiente (Dima), Projeto Ecológicos e Ambientais de Glória de Dourados (Ecoglória) e Poder Legislativo Municipal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"