Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Diagnóstico de melanoma demora mais para negros e hispânicos

4 Jan 2010 - 14h27Por Onconguia
Os negros e os hispânicos têm menor probabilidade que os brancos de desenvolver melanomas, mas quando descobrem que sofrem da doença esse câncer de pele em geral já está em estágio avançado, de acordo com um novo estudo sobre casos de melanoma na Flórida.

O estudo, publicado pela revista Archives of Dermatology, utiliza dados do Sistema de Dados sobre o Câncer da Flórida, um registro estadual sobre a doença, e considerou 41.072 casos de melanoma diagnosticados entre 1990 e 2004. Os casos incluíam 39.670 diagnósticos envolvendo brancos não hispânicos, 1.148 casos envolvendo hispânicos e 254 casos envolvendo negros.


Enquanto 12% dos pacientes brancos não hispânicos tinham melanoma em estado avançado no momento do diagnóstico, 18% dos hispânicos e 26% dos negros enfrentavam a mesma situação, com o câncer já mais espalhado, constatou o estudo.


"A mensagem, em resumo, é a de que ainda que o risco de câncer de pele seja menor para os negros e os hispânicos, ainda assim é possível que desenvolvam melanomas, mas parece existir menor conscientização quanto à doença, entre eles, o que em geral significa que só têm o problema diagnosticado em estágio mais tardio", disse o Dr. Robert Kirsner, principal autor do estudo e vice-diretor do departamento de dermatologia no Centro de Câncer Sylvester, parte da Escola Miller de Medicina, na Universidade de Miami.

Ainda que a análise se refira apenas a casos diagnosticados na Flórida, o Estado tem população negra bastante ampla, e seu registro de câncer vem coligindo dados sobre a incidência de câncer entre os hispânicos desde 1981. Kirsner também lembrou que o Estado tem alta exposição ao Sol.

Leia Também

PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho