Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Designers concorrem a prêmio de revista nacional com artesanato

2 Mai 2007 - 13h24

O grupo de artesanato Associação Reciclando Peixe – Arpeixe, do município de Coxim, foi indicado ao Prêmio Mercado Design Top XXI, da revista Arc Design. O prêmio busca destacar os melhores projetos e produtos brasileiros que foram lançados no mercado a partir de janeiro de 2001. Os vencedores das 17 categorias estabelecidas serão conhecidos no dia 3 de maio.

 

O grupo Arpeixe é um modelo de projeto de desenvolvimento sustentável, que aproveita a pele do peixe para gerar emprego e renda, sem degradar o meio ambiente. A associação participa do concurso na categoria Design Sustentável com a coleção Mulher Peixe, lançada pelo grupo no Fashion Rio de 2006. O trabalho reúne acessórios de moda produzidos artesanalmente com couro de peixe, como bolsas, bijuterias, carteiras, cintos e vestuário.

 

Maria Cristina Azevedo Moura, uma das designers da coleção, comenta: “estamos muito gratificados por termos nosso trabalho reconhecido por uma revista de referência no Brasil”. A designer compartilha o reconhecimento com as artesãs integrantes do trabalho; “nós contribuímos para a inclusão do produto final no comércio, mas o protagonista é o artesão”.

 

O Sebrae em Mato Grosso do Sul tem participação fundamental no gerenciamento do grupo. Segundo o consultor de design do Sebrae/MS, Fábio Lapuente, “a associação tem tido apoio em vários níveis de seu desenvolvimento, passando pela parte de gestão/organizacional, produção/oficina de design e mercado/acesso a novos produtos”.

 

A associação Arpeixe já foi reconhecida no Prêmio Top 100 de Artesanato, juntamente com outros quatro núcleos de artesanato de Mato Grosso do Sul. O Top 100 é uma iniciativa do Sebrae Nacional destinada a premiar e reconhecer as cem melhores unidades produtivas de artesanato em todo o país. Além deste prestígio, também foi escolhida para compor o Projeto Talentos do Brasil, que tem como objetivo inserir a agricultura familiar no mundo da moda, aproveitando a matéria-prima abundante de cada região.

 

Indicação

 

Para cada categoria do Prêmio Mercado Design TOP XXI, foram selecionados três trabalhos competidores. Não houve inscrição para o prêmio, ou seja, a comissão organizadora do evento indicou livremente os concorrentes no mercado. Os primeiros lugares receberão um troféu especialmente criado pelos Irmãos Campana e os outros dois selecionados um troféu criado pelo designer Luiz Pedrazzi.

 

De acordo com a produtora do evento, Eliane Guglielme, “o prêmio valoriza produtos de design diferenciado que foram aprovados pelo mercado e que estão sendo comercializados, não que ficaram somente no propósito”.

 

No dia da revelação dos finalistas, haverá uma exposição com todos os produtos e projetos selecionados e a festa de premiação. Na ocasião, será lançada uma edição especial da revista Arc Design, dedicada ao prêmio. A cerimônia acontece às 20 horas, no Salão de Exposições da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital paulista.

 

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS