Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Desemprego sobe em seis regiões metropolitanas

30 Mai 2007 - 15h26

A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país - Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo - subiu em abril para 16,9% da população economicamente ativa (PEA). Em março, a taxa de desemprego estava em 16,6%. O dado é da pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira (30) pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O levantamento estima em 3,23 milhões de pessoas o total de desempregados nas seis regiões, um crescimento de 67 mil pessoas em relação ao mês anterior. A PED constatou que, em abril, foi interrompido o comportamento de demissões registrado nos três primeiros meses do ano.


O setor de serviços oscilou 0,6% no seu nível ocupacional, seguido pela indústria, que variou 0,5% - o que acabou por compensar decréscimos de 1,2% no agregado de outros setores, concentrado em serviços domésticos e construção civil, e também a queda de 0,5% no comércio.

 Rendimento

A PED constatou ainda que, entre fevereiro e março, o rendimento médio real dos ocupados, no conjunto das regiões, variou negativamente em 0,4%, passando a equivaler a R$ 1.036, ao passo que o rendimento dos assalariados se manteve estável, oscilando 0,1%, passando a corresponder a R$ 1.111.

Entre março de 2006 e março 2007, as massas de rendimento de ocupados e assalariados tiveram as respectivas altas de 6,2% e 6,1%, refletindo, de acordo com os especialistas das duas instituições, aumentos dos níveis de ocupação e de rendimentos.

  

 Grande São Paulo

A taxa de desemprego nos 39 municípios de compõem a região metropolitana de São Paulo foi de 16,3% em abril, ante a taxa de 15,9% registrada em março.

O total de desempregados é estimado em 1,64 milhão de pessoas, 48 mil a mais que em março, resultado decorrente do corte de quatro mil ocupações no conjunto de setores, simultaneamente à entrada de 44 mil pessoas no mercado de trabalho.

 

Em relação a 2006, a massa dos rendimentos dos ocupados cresceu 5,1% e a dos assalariados, 5,5%, em ambos os casos em virtude do crescimento dos rendimentos médios e da elevação do nível de ocupação.

  

 A pesquisa

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) é um levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente desde 1984. O levantamento considera como desempregadas as pessoas que se encontram em situação involuntária de não-trabalho, por falta de oportunidade, ou que exercem trabalhos irregulares com desejo de mudança. São excluídas do indicador aquelas que tenham exercido algum trabalho remunerado nos sete dias anteriores ao da entrevista.

 

 

 

G1

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação