A prova este ano é administrar uma fábrica de instrumentos musicais. Apenas em Mato Grosso do Sul, são aguardados mais de 1,7 mil estudantes para a competição virtual, que deve atrair 135 mil universitários de todo o País. Nesta 11ª edição o Desafio Sebrae está mais moderno, funcional, interativo e em 3D. As inscrições, que começam agora, vão até 15 de abril e podem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.brOs participantes terão a possibilidade de exercer o talento empreendedor à frente de um negócio próprio, testando habilidades e competências gerenciais, com a possibilidade de ganhar uma viagem internacional a um centro empreendedor e notebooks.
Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, 1,7 mil universitários, de 25 instituições de ensino, participaram da competição. A vencedora estadual foi a Equipe Midas, que representou o Estado na final nacional, em Brasília (DF). “Na edição passada tivemos 77% dos competidores com idade entre 18 e 26 anos e 63% dos participantes eram do sexo masculino”, afirma o gestor estadual do Desafio Sebrae, Gutemberg de Oliveira.
Para ele, os ganhos para quem participa da competição vão desde a capacidade gerencial até em termos pessoais. "O trabalho em equipe, o processo decisório, saber lidar com as opiniões divergentes em prol de um objetivo comum. Tudo isso contribui para um amadurecimento muito maior e que prepara melhor para a realidade do mercado", avalia.
Etapas
As equipes devem ser formadas por no mínimo três e no máximo cinco integrantes. O desafio este ano será administrar uma fábrica de instrumentos musicais. Serão cinco fases, sendo as três primeiras jogadas pela internet. Após a etapa estadual acontecem a semifinal e final, ambas presenciais no final do ano, em Recife (PE).
O Desafio é uma promoção do Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).
Uma pesquisa para desvendar o universo destes jovens precedeu a criação da campanha publicitária. O levantamento mostrou que esse grupo quer trabalhar de um jeito próprio, que não gosta de reuniões intermináveis e se preocupa com temas como a sustentabilidade. Com base nessas informações a campanha terá como tema ‘Faça a Empresa do seu Jeito. Faça o Desafio Sebrae’.
“Os jovens têm mesmo que inovar e sair do quadrado, porém fazer a gestão de uma empresa depende de um conhecimento já acumulado. Ao participar do jogo, ele tem espaço para inovar em campos como estratégia de marketing ou pesquisa e desenvolvimento, mas aprende a entender a importância e administrar corretamente pontos como fluxo de caixa e balanço patrimonial”, explica um dos coordenadores do Desafio Sebrae, Marcus Vinicius Bezerra.
Desafio Sebrae Internacional
Entre países, ainda é acirrada a disputa das equipes inscritas na edição passada. A grande final do Desafio Sebrae Internacional acontece entre os dias 21 e 26 de março. Participam estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai se enfrentam no Rio de Janeiro.
A edição internacional de 2010 contará ainda com a participação de El Salvador e Panamá. A expectativa este ano é receber 29 mil inscrições, frente as 18 mil de 2009, um aumento de 62%.
Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, 1,7 mil universitários, de 25 instituições de ensino, participaram da competição. A vencedora estadual foi a Equipe Midas, que representou o Estado na final nacional, em Brasília (DF). “Na edição passada tivemos 77% dos competidores com idade entre 18 e 26 anos e 63% dos participantes eram do sexo masculino”, afirma o gestor estadual do Desafio Sebrae, Gutemberg de Oliveira.
Para ele, os ganhos para quem participa da competição vão desde a capacidade gerencial até em termos pessoais. "O trabalho em equipe, o processo decisório, saber lidar com as opiniões divergentes em prol de um objetivo comum. Tudo isso contribui para um amadurecimento muito maior e que prepara melhor para a realidade do mercado", avalia.
Etapas
As equipes devem ser formadas por no mínimo três e no máximo cinco integrantes. O desafio este ano será administrar uma fábrica de instrumentos musicais. Serão cinco fases, sendo as três primeiras jogadas pela internet. Após a etapa estadual acontecem a semifinal e final, ambas presenciais no final do ano, em Recife (PE).
O Desafio é uma promoção do Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).
Uma pesquisa para desvendar o universo destes jovens precedeu a criação da campanha publicitária. O levantamento mostrou que esse grupo quer trabalhar de um jeito próprio, que não gosta de reuniões intermináveis e se preocupa com temas como a sustentabilidade. Com base nessas informações a campanha terá como tema ‘Faça a Empresa do seu Jeito. Faça o Desafio Sebrae’.
“Os jovens têm mesmo que inovar e sair do quadrado, porém fazer a gestão de uma empresa depende de um conhecimento já acumulado. Ao participar do jogo, ele tem espaço para inovar em campos como estratégia de marketing ou pesquisa e desenvolvimento, mas aprende a entender a importância e administrar corretamente pontos como fluxo de caixa e balanço patrimonial”, explica um dos coordenadores do Desafio Sebrae, Marcus Vinicius Bezerra.
Desafio Sebrae Internacional
Entre países, ainda é acirrada a disputa das equipes inscritas na edição passada. A grande final do Desafio Sebrae Internacional acontece entre os dias 21 e 26 de março. Participam estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai se enfrentam no Rio de Janeiro.
A edição internacional de 2010 contará ainda com a participação de El Salvador e Panamá. A expectativa este ano é receber 29 mil inscrições, frente as 18 mil de 2009, um aumento de 62%.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar