Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 25 de setembro de 2021
Busca
Brasil

DEM protocola nesta terça pedido para criação da CPI do MST

20 Out 2009 - 06h59Por Terra

Parlamentares do DEM informaram que vão protocolar nesta terça o requerimento que pede a instalação da CPI mista para investigar supostas irregularidades nos repasses de recursos da União via entidades para o Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Será a segunda vez que a oposição tenta instalar a comissão. Na primeira, os governistas conseguiram retirar assinaturas suficientes para impedir o início dos trabalhos da CPI.

De acordo com a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se comprometeu a ler o requerimento da CPI na próxima quarta-feira em sessão do Congresso Nacional, procedimento necessário para que a comissão saia do papel. Desta forma, o DEM precisa protocolar o documento de maneira que o requerimento cumpra os trâmites legais a tempo de ser lido na sessão do Congresso.

A base aliada, por outro lado, já anunciou que, protocolado o requerimento do DEM, iniciará uma batalha em busca de retirada de assinaturas em "tempo recorde". Na semana passada, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que vai comandar o movimento "abafa CPI", afirmou que vai batalhar para que a comissão não saia do papel.

Segundo Kátia Abreu, a tática governista já era esperada e a oposição terá que contar com o senso ético dos parlamentares que assinaram o documento. "Quem faz uma vez, faz duas, faz três, faz quatro. É uma tentativa explicita de desmoralizar o Congresso Nacional. Mas não há nada que possamos fazer, não somos nós que vamos atrás de quem assinou, pedindo para não retirar, cada um tem um compromisso com seu mandato", afirmou.

O requerimento da oposição deverá ser protocolado por volta das 16h. A partir daí, começa o movimento da base aliada para retirada de assinaturas. Os governistas tem até a 0h de quarta-feira, dia da leitura do requerimento, para retirar as assinaturas necessárias e inviabilizar a CPI. Para sair do papel, a comissão mista precisa dos nomes de 171 deputados e 27 senadores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada