Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Delcídio vai ajudar PF a implantar centro de treinamento no Pantanal

18 Mai 2010 - 18h53Por Fátima News com Assessoria

          O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) vai ajudar a Polícia Federal a implantar no município de Ladário um Centro Integrado de Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental - CIAPA, onde será feito o treinamento de servidores do IBAMA, da própria PF e de outros organismos que atuam na área do meio ambiente, para o combate a crimes ambientais.

          “A idéia é instalar no Pantanal um Centro semelhante aos já existentes em Manaus, que atende a Amazônia, e próximo ao município de Paulo Afonso, na Bahia, responsável pelo treinamento dos homens que fiscalizam a região da Caatinga nordestina”, explica o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, José Martins Lara. Nesta segunda-feira, 17 de maio, Lara se reuniu em Campo Grande com o parlamentar, a quem pediu apoio para a implantação da nova unidade.

          Delcídio garantiu que ajudará a viabilizar o projeto.

          “Pelas informações da Polícia Federal o custo para a implantação do CIAPA no Pantanal é de R$ 15 milhões. A PF já dispõe do terreno em Ladário, adequado para receber o projeto. Vou estudar a melhor maneira de viabilizá-lo, seja através de uma emenda de bancada ou da inclusão da proposta no Orçamento do Ministério da Justiça, para que as obras possam começar já no ano que vem”, revelou o senador, que coordena a bancada de MS no Congresso Nacional.

          A possibilidade de Mato Grosso do Sul   receber o terceiro CIAPA do país entusiasma o parlamentar.

          “O Pantanal tem aproximadamente 250 mil km2 em dois estados (MS e MT). É uma área enorme , um bioma riquíssimo que requer atenção constante e cuidado permanente. Eu não tenho dúvida de que o Centro será fundamental para o aperfeiçoamento dos policiais federais, fiscais do IBAMA e de todos os profissionais envolvidos na prevenção e combate aos crimes ambientais, que nos ajudam a preservar essa reserva natural, considerada pelas Nações Unidas como Patrimônio Natural Mundial”, destacou o senador.

          Delcídio disse que o CIAPA vai representar também um ganho para Ladário.

          “Com esse investimento, o município como um todo sairá ganhando. A partir da instalação do CIAPA, Ladário vai receber regularmente dezenas de pessoas que movimentarão a economia e ajudarão a projetar a cidade não só em Mato Grosso do Sul mas em todo o Brasil”, ressaltou.

 

            Custódia

            No final da reunião, o superintendente Lara e o Corregedor da Polícia Federal em MS, Wenderson Gomes, levaram Delcídio para conhecer as obras do Centro de Custódia de Vestígios que está sendo implantado em Campo Grande, no local onde é feita hoje a custódia de presos. É a primeira unidade deste tipo no Brasil.

          “Esse é outro projeto muito interessante, que reflete a preocupação da Polícia Federal  em  prestar um serviço cada vez melhor à sociedade brasileira. O Centro de Custódia de Vestígios vai preservar, em ambiente tecnicamente adequado, os materiais que podem servir de prova e instruir os processos abertos em conseqüência das investigações da PF. É uma honra para Mato Grosso do Sul  ser o primeiro estado do país a receber um serviço desse tipo, alinhado com o que existe de mais moderno nas melhores polícias do mundo”, frisou o senador.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS