Menu
SADER_FULL
sábado, 19 de junho de 2021
Busca
NOVA LEI

Defensor público será obrigatório em presídios do país

8 Out 2009 - 06h59Por Folha Online

Nova lei da Defensoria Pública passa a obrigar que todos os presídios estaduais e federais e de internação de adolescentes tenham um defensor. Sempre que alguém for preso em flagrante, será preciso informar o fato imediatamente ao defensor, caso o detento não possa constituir advogado.

Ao sancionar a lei, Lula disse que é importante garantir que a população carente tenha acesso a advogados. Ele criticou os advogados que ficam esperando clientes nas portas de fábrica para ganharem honorários sobre direitos que o cidadão comum teria. Ele contou que, quando perdeu o dedo mindinho em uma máquina, na década de 60, procurou um advogado e, quando recebeu a indenização "de uns 362 cruzados ou cruzeiros", ele queria 20% do valor. "Eu era moleque, tinha uns 18 anos. Comecei a chorar. Como ia dizer para minha mãe que ia deixar 20% e meu dedo tinha ido para o beleléu", disse.

Segundo o presidente, ele procurou depois o advogado do Sindicato dos Metalúrgicos e ficou com toda a indenização. O texto estabelece que percentual dos orçamentos dos governos estaduais seja obrigatoriamente repassado ao órgão.

O setor reclama de falta de defensores, já que são cerca de 5.000 para 80% da população que depende de atendimento. Pelos cálculos da Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos), há hoje 1,48 defensor para cada 100 mil habitantes, enquanto têm disponíveis 7,7 magistrados para cada 100 mil habitantes.

Com a independência orçamentária, deverão ser realizados concursos para contratar ao menos 10 mil profissionais. A médio prazo, a Anadep pretende ampliar para 30 mil o quadro de defensores no país.

Em São Paulo, são 400 defensores. Na Assembleia Legislativa, há projeto para criação de mais cem cargos. No Estado existem 147 unidades prisionais, da Secretaria da Administração Penitenciaria, e 193 unidades sob a responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública (entre distritos e cadeias públicas). Dos 400 defensores, 165 são para a área criminal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado