Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DOURADOS

CRM ameaça interditar 2 hospitais públicos de Dourados

16 Nov 2009 - 06h59Por Diário MS

A falta de estrutura e a constatação de irregularidades administrativas poderão resultar nas próximas semanas na interdição do HV (Hospital da Vida) e do HM (Hospital da Mulher) de Dourados.
Isso porque o CRM (Conselho Regional de Medicina) de Mato Grosso do Sul concedeu um prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Dourados e o HE (Hospital Evangélico) – que é o responsável pelo gerenciamento dos dois hospitais – realizem eleições para escolha de diretores clínicos para os hospitais e providenciem o registro de funcionamento do HV no conselho.
Caso contrário, o CRM ameaça decretar a “interdição ética” dos hospitais, que é o ato administrativo que proíbe os profissionais médicos de realizar qualquer tipo de procedimento em estabelecimentos de saúde que não oferecem condições adequadas ao exercício da medicina. A notificação foi encaminhada pelo conselho no início de novembro. O CRM também comunicou o caso ao MPE (Ministério Público Estadual) e ao MPF (Ministério Público Federal).
Conforme o assessor jurídico do CRM/MS, André Borges, as irregularidades foram constatadas com base nas inspeções realizadas recentemente pela entidade e na autoria feita recentemente pelo Denasus (Sistema Nacional de Auditoria do SUS - Sistema Único de Saúde), que apurou a ocorrência de 497 mortes no antigo HUT (Hospital de Urgência e Trauma), hoje Hospital da Vida, devido a problemas estruturais e infrações ao Código de Ética Médica.
Na autoria, o Denasus também constatou várias irregularidades nas escalas de plantões e no vínculo de diversos médicos com o HV. Os autores apontaram que existem casos de profissionais que tiravam plantões simultaneamente no HV e outros hospitais de Dourados, no caso o HE e o HU (Hospital Universitário). “Constatamos que os responsáveis pela administração desses dois hospitais estão sendo omissos e descumprindo as normas de funcionamento editadas pelo Conselho Federal de Medicina. É inaceitável que dois estabelecimentos hospitalares funcionem há mais de ano sem possuir um profissional médico responsável pela organização da parte clínica. A situação é ainda mais grave se levarmos em conta que um desses hospitais não possui sequer o registro de funcionamento no CRM. Diante do quadro, o conselho concedeu um prazo para regularização. Caso isso não seja feito, vamos fazer a interdição ética das duas unidades”, comentou o assessor jurídico do CRM.
Borges informou que, mesmo diante da possibilidade de interdição dos dois hospitais, a direção do HE já se posicionou contra a realização de eleições para a escolha de diretores clínicos para o HV e HM. “Eles não querem tomar as providências estabelecidas em lei e chegaram ao cúmulo de dizer que vão processar judicialmente o CRM”, disse.
Na sexta-feira, a reportagem tentou contato telefônico com diretores do HE em busca de mais informações sobre o caso.
No entanto, um funcionário informou que os diretores já tinham encerrado o expediente e só voltariam ao hospital hoje.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação