Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
quinta, 2 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Crise no DF virou incêndio político, afirma espanhol "El País"

26 Fev 2010 - 17h49Por Conjuntura Online
A crise que sacode o governo do Distrito Federal, às vésperas de seu 50 anos, é grave e emblemática, principalmente depois da prisão do governador afastado José Roberto Arruda (sem partido), afirma reportagem do jornal espanhol "El País".

Segundo o jornal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não quer um escândalo próximo das eleições, prefere uma solução política a uma intervenção federal. "Uma intervenção oficial seria como uma operação com coração aberto, dizem os analistas, porque Lula tenderia a nomear alguém de sua confiança para fazer a limpeza."

A reportagem lembra que o deputado Wilson Lima (PR) é o terceiro governador do DF em 12 dias. "De qualquer modo, seguramente deixará o cargo em abril para se apresentar de novo nas eleições", afirma o jornal, que o chama de personagem curioso e informa que ele é aliado de Arruda.

"El Pais" avalia que a manutenção de Arruda na prisão, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), significaria que o Brasil está empenhando em algo parecido com a Operação Mão Limpas, que investigou e condenou diversos membros da classe política e empresarial da Itália.

"O problema de Brasília é que o governo da capital está contaminado pela corrupção há muitos anos. Nela está envolvida a maioria dos deputados locais e uma larga lista de ex-governadores", afirma texto do correspondente Juan Arias.

O jornal informa que Arruda e outros integrantes do governo de Brasília não são acusados apenas de corrupção, mas também de formação de quadrilha, peculato, fraudes em obras públicas, crimes eleitorais e tributários. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, chegou a dizer que as instituições em Brasília correm o perigo de desmoronar.

Para não repetir o erro do PT em 2005, quando manteve no partido os acusados no escândalo do mensalão, o DEM decidiu expulsar Arruda e os envolvidos no caso, diz "El País".

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça