Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Crescimento da Cergrand foi quase o dobro do PIB Nacional de 2010

28 Fev 2011 - 22h59Por Dourados Informa

O exercício de 2010 foi bastante atípico na economia brasileira. Se por um lado a economia como um todo estava bastante aquecida, embalada pelos recursos públicos que estavam sendo injetados pelo governo federal, especialmente na construção civil, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Programa Luz para Todos (PLT) e pela política de juros baixos aliado aos incentivos a financiamentos bancários, por outro lado, havia incerteza da solidez deste aquecimento e a incerteza em relação à insuficiência das estruturas básicas do país em suportar o referido crescimento econômico, sem o risco de um estrangulamento.

Esses fatos fizeram com que o mercado oscilasse entre momentos de euforia, com as demandas altamente elevadas, tendo como conseqüência a falta de alguns produtos, para momentos de retração do ritmo do mercado, exigindo das empresas não apenas um conhecimento profundo de seu mercado de atuação, mas, também, um acompanhamento muito perto do comportamento do mercado, declarou na manhã de ontem, o presidente da Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural da Grande Dourados (Cergrand), Valdir Pimenta da Silva, 50, durante a assembléia dos associados, no salão de reuniões da cooperativa, na BR 163, KM 08.

Pimenta disse ainda que no MS, onde o agronegócio representa a principal atividade econômica, tivemos o agravamento de mais um ano de safras que ficaram aquém das expectativas tanto em produtividade quanto em valor dos produtos comercializados, fazendo com que o nível da atividade econômica ficasse baixo do esperado.

No entanto, a Cergrand alcançou resultados que
representam avanços do setor cooperativista na região da Grande Dourados e no Estado.

O dirigente cooperativista lembrou que foram necessários esforços e empenho de toda a administração, buscando a ampliação da sua fatia do mercado, e por outro lado, aplicando um controle rigoroso nos custos tanto comerciais quanto administrativos. Tais procedimentos cumpriram plenamente com as expectativas da administração e o resultado foi que no exercício 2010 a Cergrand cresceu 11,41%, em relação ao mesmo período de 2009, o que revela que a estratégia adotada mostrou-se adequada para a situação econômica enfrentada, produzindo um resultado bem acima da inflação e próximo do dobro do Produto Interno Bruto (PIB).

No mesmo exercício, o volume total de energia repassada ao cooperado da Cergrand apresentou crescimento da ordem de 6%, muito próximo do índice de crescimento do PIB nacional. Sensível à realidade de redução de rentabilidade dos produtos agropecuários, em 2010, a cooperativa reduziu ao máximo o custo da energia elétrica aos seus cooperados. Entre as realizações contidas no relatório da administração da Cergrand, aprovado por unanimidade juntamente com o orçamento da cooperativa para este ano, constam realização de manutenção preventiva em 108 km de rede de distribuição, além da conclusão do Programa Luz para Todos, beneficiando outras 687 famílias, tendo a Cergrand recebido da coordenação nacional do programa, homenagem de reconhecimento pela excelência dos serviços.

Conselho Fiscal

Ainda durante as assembléias realizadas ontem, os cooperados da Cergrand elegeram e empossaram os novos conselheiros fiscais da cooperativa, para o exercício 2011: Jorge Luiz Soares Barbosa, Genivaldo de Almeida e João Batista Luiz (efetivos), Severino Mello Franco, Valdeci Lima de Jesus e Adonio Nunes do Nascimento (suplentes).
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho