Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Crescimento da Cergrand foi quase o dobro do PIB Nacional de 2010

28 Fev 2011 - 22h59Por Dourados Informa

O exercício de 2010 foi bastante atípico na economia brasileira. Se por um lado a economia como um todo estava bastante aquecida, embalada pelos recursos públicos que estavam sendo injetados pelo governo federal, especialmente na construção civil, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Programa Luz para Todos (PLT) e pela política de juros baixos aliado aos incentivos a financiamentos bancários, por outro lado, havia incerteza da solidez deste aquecimento e a incerteza em relação à insuficiência das estruturas básicas do país em suportar o referido crescimento econômico, sem o risco de um estrangulamento.

Esses fatos fizeram com que o mercado oscilasse entre momentos de euforia, com as demandas altamente elevadas, tendo como conseqüência a falta de alguns produtos, para momentos de retração do ritmo do mercado, exigindo das empresas não apenas um conhecimento profundo de seu mercado de atuação, mas, também, um acompanhamento muito perto do comportamento do mercado, declarou na manhã de ontem, o presidente da Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural da Grande Dourados (Cergrand), Valdir Pimenta da Silva, 50, durante a assembléia dos associados, no salão de reuniões da cooperativa, na BR 163, KM 08.

Pimenta disse ainda que no MS, onde o agronegócio representa a principal atividade econômica, tivemos o agravamento de mais um ano de safras que ficaram aquém das expectativas tanto em produtividade quanto em valor dos produtos comercializados, fazendo com que o nível da atividade econômica ficasse baixo do esperado.

No entanto, a Cergrand alcançou resultados que
representam avanços do setor cooperativista na região da Grande Dourados e no Estado.

O dirigente cooperativista lembrou que foram necessários esforços e empenho de toda a administração, buscando a ampliação da sua fatia do mercado, e por outro lado, aplicando um controle rigoroso nos custos tanto comerciais quanto administrativos. Tais procedimentos cumpriram plenamente com as expectativas da administração e o resultado foi que no exercício 2010 a Cergrand cresceu 11,41%, em relação ao mesmo período de 2009, o que revela que a estratégia adotada mostrou-se adequada para a situação econômica enfrentada, produzindo um resultado bem acima da inflação e próximo do dobro do Produto Interno Bruto (PIB).

No mesmo exercício, o volume total de energia repassada ao cooperado da Cergrand apresentou crescimento da ordem de 6%, muito próximo do índice de crescimento do PIB nacional. Sensível à realidade de redução de rentabilidade dos produtos agropecuários, em 2010, a cooperativa reduziu ao máximo o custo da energia elétrica aos seus cooperados. Entre as realizações contidas no relatório da administração da Cergrand, aprovado por unanimidade juntamente com o orçamento da cooperativa para este ano, constam realização de manutenção preventiva em 108 km de rede de distribuição, além da conclusão do Programa Luz para Todos, beneficiando outras 687 famílias, tendo a Cergrand recebido da coordenação nacional do programa, homenagem de reconhecimento pela excelência dos serviços.

Conselho Fiscal

Ainda durante as assembléias realizadas ontem, os cooperados da Cergrand elegeram e empossaram os novos conselheiros fiscais da cooperativa, para o exercício 2011: Jorge Luiz Soares Barbosa, Genivaldo de Almeida e João Batista Luiz (efetivos), Severino Mello Franco, Valdeci Lima de Jesus e Adonio Nunes do Nascimento (suplentes).
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro