Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Cresce participação feminina no mercado de trabalho de MS

8 Mar 2010 - 17h04Por Fátima News com Assessoria

Das manifestações em prol de melhores condições de trabalho, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos, até os dias atuais, as mulheres vem progressivamente conquistando reconhecimento profissional e aumentando o espaço ocupado no mercado. Em Mato Grosso do Sul, nos últimos oito anos, a participação feminina aumentou, segundo estudo feito pelo Sebrae/MS, intitulado “A Mulher e o Mercado de Trabalho no MS”, de março de 2010.

De acordo com a sondagem, de 2000 a 2008, elas passaram de 36% para 40% do total de trabalhadores com carteira assinada no Estado, que tem aproximadamente 500 mil empregos formais. Este percentual é superior à media dos estados da região Centro-Oeste. Em Mato Grosso e no Distrito Federal, por exemplo, os homens representam 64% da fatia.

Dentre as atividades que mais contrataram mulheres em 2009, no Estado, onde são quase 198 mil trabalhadoras formais, estão o comércio varejista de vestuários, acessórios, calçados, padarias, laticínios e mercadorias em geral, restaurantes, hospitais, confecção de peças de vestuário, limpeza de prédios e domicílios e buffet e serviços de comida preparada.

Entretanto, ao longo dos anos, os setores que registraram maior variação foram o da construção civil e o da indústria, com mais de 200% de aumento na participação feminina, entre os anos de 2000 e 2008. No comércio, a participação delas dobrou, no setor agropecuário subiu 91,46% e no de serviços 64,16%. “Se compararmos com a participação masculina no mercado, na indústria, por exemplo, o percentual de homens contratados aumentou bem menos que das mulheres, apenas 83%”, diz Marcílio Moreira, técnico do Sebrae e coordenador da pesquisa.

O estudo também comparou os anos de 2007 e 2008, com base no CNAE – Classificação Nacional das Atividades Econômicas. Das 550 atividades que geram emprego em Mato Grosso do Sul, em 342 setores, ou seja, em 62% das funções, houve aumento das mulheres contratadas.

E  mesmo quando as portas do mercado de trabalho formal se fecham, de acordo com o levantamento, as mulheres procuram formas para ter seu trabalho. Dentre os empresários informais 63% são mulheres, acima dos 40 anos, com baixa escolaridade, com dificuldades de acesso ao emprego. “As mulheres estão sempre buscando uma maneira de gerar renda para sua família. Se o emprego formal não vier, ainda assim elas encontrarão alguma atividade que poderão exercer por conta própria”, diz.

Elas Geram Oportunidades

Se aumentou a inserção das mulheres no mercado de trabalho formal, também cresceu o número de oportunidades de negócios para atender às novas necessidades de quem busca mais tempo para se dedicar ao lar e aos cuidados pessoais, é o que aponta o estudo. “A mulher moderna quer mais momentos para si e para sua família. Então, elas vão buscar empresas que facilitam sua vida”, diz Marcílio.

Dentre os principais produtos e serviços procurados pelas trabalhadoras estão as lavanderias, os restaurantes, a comida pré-pronta, serviços de entregas em geral e serviços e produtos que tratam da beleza feminina. Mas, segundo Marcílio, não basta apenas ter o produto ou o serviço. “As empresas precisam saber comunicar o seu produto para este cliente. Mostrar para elas de que maneira este negócio pode facilitar sua vida e em quais aspectos”, afirma.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação