Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Cresce participação feminina no mercado de trabalho de MS

8 Mar 2010 - 17h04Por Fátima News com Assessoria

Das manifestações em prol de melhores condições de trabalho, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos, até os dias atuais, as mulheres vem progressivamente conquistando reconhecimento profissional e aumentando o espaço ocupado no mercado. Em Mato Grosso do Sul, nos últimos oito anos, a participação feminina aumentou, segundo estudo feito pelo Sebrae/MS, intitulado “A Mulher e o Mercado de Trabalho no MS”, de março de 2010.

De acordo com a sondagem, de 2000 a 2008, elas passaram de 36% para 40% do total de trabalhadores com carteira assinada no Estado, que tem aproximadamente 500 mil empregos formais. Este percentual é superior à media dos estados da região Centro-Oeste. Em Mato Grosso e no Distrito Federal, por exemplo, os homens representam 64% da fatia.

Dentre as atividades que mais contrataram mulheres em 2009, no Estado, onde são quase 198 mil trabalhadoras formais, estão o comércio varejista de vestuários, acessórios, calçados, padarias, laticínios e mercadorias em geral, restaurantes, hospitais, confecção de peças de vestuário, limpeza de prédios e domicílios e buffet e serviços de comida preparada.

Entretanto, ao longo dos anos, os setores que registraram maior variação foram o da construção civil e o da indústria, com mais de 200% de aumento na participação feminina, entre os anos de 2000 e 2008. No comércio, a participação delas dobrou, no setor agropecuário subiu 91,46% e no de serviços 64,16%. “Se compararmos com a participação masculina no mercado, na indústria, por exemplo, o percentual de homens contratados aumentou bem menos que das mulheres, apenas 83%”, diz Marcílio Moreira, técnico do Sebrae e coordenador da pesquisa.

O estudo também comparou os anos de 2007 e 2008, com base no CNAE – Classificação Nacional das Atividades Econômicas. Das 550 atividades que geram emprego em Mato Grosso do Sul, em 342 setores, ou seja, em 62% das funções, houve aumento das mulheres contratadas.

E  mesmo quando as portas do mercado de trabalho formal se fecham, de acordo com o levantamento, as mulheres procuram formas para ter seu trabalho. Dentre os empresários informais 63% são mulheres, acima dos 40 anos, com baixa escolaridade, com dificuldades de acesso ao emprego. “As mulheres estão sempre buscando uma maneira de gerar renda para sua família. Se o emprego formal não vier, ainda assim elas encontrarão alguma atividade que poderão exercer por conta própria”, diz.

Elas Geram Oportunidades

Se aumentou a inserção das mulheres no mercado de trabalho formal, também cresceu o número de oportunidades de negócios para atender às novas necessidades de quem busca mais tempo para se dedicar ao lar e aos cuidados pessoais, é o que aponta o estudo. “A mulher moderna quer mais momentos para si e para sua família. Então, elas vão buscar empresas que facilitam sua vida”, diz Marcílio.

Dentre os principais produtos e serviços procurados pelas trabalhadoras estão as lavanderias, os restaurantes, a comida pré-pronta, serviços de entregas em geral e serviços e produtos que tratam da beleza feminina. Mas, segundo Marcílio, não basta apenas ter o produto ou o serviço. “As empresas precisam saber comunicar o seu produto para este cliente. Mostrar para elas de que maneira este negócio pode facilitar sua vida e em quais aspectos”, afirma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego