Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Conheça as mudanças para a temporada 2007 da Fórmula 1

17 Mar 2007 - 04h11
A temporada 2007 da Fórmula 1 começou com os treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne. Como sempre, com a tentativa de aumentar a competitividade das corridas, a FIA fez mudanças no regulamento. Conheça os novos itens:

MODIFICAÇÕES ESPORTIVAS

Motor
A obrigação de usar o mesmo motor em dois GPs continua, mas apenas nos sábados e domingos. Nos treinos livres de sexta-feira pode-se usar outro. Os motores utilizados este ano são do mesmo modelo das duas últimas corridas de 2006 e ligeiramente modificados no permitido pela FIA até dia 1.º de março. Têm limite de 19 mil rpm. Nenhuma evolução poderá ser introduzida até o fim de 2010. Serão 4 anos de congelamento. Por motor, para a FIA, entenda-se bloco e cabeçote.

Safety Car
Ao contrário do que foi divulgado nos último dias, é sim permitido entrar nos boxes com o Safety Car na pista, para substituir os pneus, de asfalto seco para asfalto seco, ou para molhado, substituir carenagem danificada, etc. O que não pode é reabastecer o carro. Só isso.

Treinos
As duas sessões livres de sexta-feira, uma de manhã outra à tarde, ganharam mais meia hora de duração. Agora terão uma hora e meia em vez de uma hora cada, das 10 horas às 11h30 e das 14 horas às 15h30.

Não é mais permitido às equipes classificadas do 5.º lugar para trás no último campeonato utilizar o terceiro carro nos treinos livres de sexta-feira. Mas é possível a todos, agora, substituir um dos pilotos nesses treinos.

Pneus (monomarca Bridgestone)
Cada piloto terá direito a 14 jogos de pneus por fim de semana de GP, sendo 7 do tipo duro e 7 do mole, devidamente identificados para o público reconhecê-los. Depois das duas sessões de treinos livres da sexta-feira os pilotos devem devolver aos comissários 2 jogos do tipo duro e dois do mole, tenham ou não utilizado. Restam, portanto, 10 jogos para o sábado e o domingo, 5 do duro e 5 do mole. Em seguida ao treino livre do sábado pela manhã, são recolhidos outros dois jogos, um duro e um mole.

Assim, cada piloto passa a dispor de 8 jogos para a sessão de classificação para o grid, sábado à tarde, e a corrida, domingo, sendo 4 do tipo duro e 4 do mole. Importante: o regulamento exige que as equipes utilizem os dois tipos de pneus, duro e mole, durante a corrida. A capacidade de o carro adaptar-se a essa nova realidade, ter de aceitar pneus duros e moles, é uma grande variável a mais nas corridas. E melhor: acompanhado de perto pelo público que saberá o tipo de pneu em uso.

MODIFICAÇÕES TÉCNICAS

Aerofólios que não se movem
A fim de impedir as chamadas “asas móveis”, capazes de permitir maior velocidade nas retas, agora há suportes rígidos dentre os dois planos do aerofólio.

Teste de resistência
O monocoque, principal elemento estrutural de um carro de Fórmula 1, onde se encontra o cockpit, habitáculo do piloto, tem de suportar, a partir deste ano, a aplicação de forças maiores e em mais locais. Há, agora, nas laterais do cockpit, um painel confeccionado em material capaz de impedir a penetração de objetos, como um braço de suspensão, por exemplo.

Luzes informativas
Todo carro terá um conjunto de três luzes montado no campo de visão do piloto: amarela, azul e vermelha. Tão logo um comissário de pista exponha uma dessas bandeiras, amarela, azul ou vermelha, o piloto que passar por aquele posto do circuito verá a luz equivalente acesa sobre o volante. Assim, não haverá como alegar não ter visto a sinalização dos comissários. A amarela exige que o piloto reduza a velocidade, bem como não ultrapasse, a azul indica que um adversário está prestes a ultrapassá-lo e a vermelha interrompe o treino ou a corrida.

 

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS