Pesquisas mostraram que quanto antes forem introduzidos determinados alimentos na dieta do bebê, menos problemas de alergia com a alimentação eles terão no futuro. Esta tese quebra a teoria que se costumava praticar até então.
Este tema foi debatido por especialistas mês passado, em Buenos Aires, durante o Congresso Mundial de Alergia e trazido novamente à pauta com a publicação do assunto no periódico científico “Pediatrics”.
Pesquisadores finlandeses avaliaram por cinco anos o comportamento alimentar de 994 crianças, depois de analisar informações como duração do aleitamento materno, níveis de IgE (o principal anticorpo envolvido nas reações alérgicas) e idade com que essas crianças começaram a comer batatas, aveia, centeio, trigo, carne, peixe e ovos.
Cientistas finlandeses de várias universidades, incluindo a de Helsinki, acompanharam durante cinco anos 994 crianças.
Após avaliar dados como duração do aleitamento materno, níveis de IgE (o principal anticorpo envolvido nas reações alérgicas) e idade com que essas crianças começaram a comer os alimentos citados, averiguaram que a ingestão tardia deles está mais relacionada ao risco de sensibilidade alérgica.
Segundo a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, os dados apresentados são importantes para que haja mais dados a respeito da introdução de alimentos alergênicos. “No entanto, como as informações ainda não são conclusivas é necessário manter cautela quanto ao consumo desses itens”, aconselha a tutora.
Leia Também

Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos

Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos

Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas

Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença

Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo

Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas

Senado aprova redução da idade mínima para realização de laqueadura

VÍDEO: Tromba d´água é registrada no Litoral e assusta moradores

Temporal derruba teto de UTI covid em hospital e pacientes são transferidos às pressas
