Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de maio de 2021
Busca
Brasil

Comércio na fronteira Brasil-Paraguai é tema de livro produzido em MS

3 Nov 2010 - 11h58Por

A realidade econômica na região de fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (Paraguai e Brasil) é tema de livro que será lançado no próximo dia 5 de novembro. O trabalho, intitulado Reexportação e Turismo de Compras na Fronteira, é fruto da união das dissertações de mestrado produzidas pelas professoras Eliana Lamberti e Patrícia Martins, ambas da Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Durante suas pesquisas, Eliana Lamberti, que leciona nos cursos de Direito e Ciências Econômicas, constatou certo incômodo que existe por parte dos comerciantes brasileiros da fronteira em relação às práticas comerciais da cidade vizinha. “O problema, no entanto, não está na fronteira em si, mas sim na política econômica do Brasil que não contempla a especificidade fronteiriça”, afirma a escritora.

O livro mostra que Pedro Juan Caballero e Ponta Porã são cidades gêmeas unidas pela história, economia, política e cultura desde suas fundações. De acordo com Eliana, embora os conflitos comerciais existam, a dinâmica de desenvolvimento de Ponta Porá se deve, em boa medida, à movimentação comercial que há na região, em função das possibilidades fronteiriças. "Na essência, o que deveria ser sinônimo da fronteira é sua riqueza sócio-cultural, haja vista que o território fronteiriço é delimitado pelo limite internacional. Mas só esse aspecto tem delimitação rígida porque para a interação social, para as emoções, para a cultura e para o cotidiano não existem demarcações físicas", cita a publicação na página 197.

Publicado pela Editora Universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o livro faz parte da série Fronteiras da Integração. Seu lançamento, na livraria Lê de Campo Grande, às 20h, é parte da programação do III Seminário Internacional América Platina, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada