A realidade econômica na região de fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (Paraguai e Brasil) é tema de livro que será lançado no próximo dia 5 de novembro. O trabalho, intitulado Reexportação e Turismo de Compras na Fronteira, é fruto da união das dissertações de mestrado produzidas pelas professoras Eliana Lamberti e Patrícia Martins, ambas da Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Durante suas pesquisas, Eliana Lamberti, que leciona nos cursos de Direito e Ciências Econômicas, constatou certo incômodo que existe por parte dos comerciantes brasileiros da fronteira em relação às práticas comerciais da cidade vizinha. “O problema, no entanto, não está na fronteira em si, mas sim na política econômica do Brasil que não contempla a especificidade fronteiriça”, afirma a escritora.
O livro mostra que Pedro Juan Caballero e Ponta Porã são cidades gêmeas unidas pela história, economia, política e cultura desde suas fundações. De acordo com Eliana, embora os conflitos comerciais existam, a dinâmica de desenvolvimento de Ponta Porá se deve, em boa medida, à movimentação comercial que há na região, em função das possibilidades fronteiriças. "Na essência, o que deveria ser sinônimo da fronteira é sua riqueza sócio-cultural, haja vista que o território fronteiriço é delimitado pelo limite internacional. Mas só esse aspecto tem delimitação rígida porque para a interação social, para as emoções, para a cultura e para o cotidiano não existem demarcações físicas", cita a publicação na página 197.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Mais Lidas

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Fátima do Sul se despede do Pioneiro e membro da CCB, Cidalino Américo, família informa o velório

Tragédia em Glória de Dourados: Jovem confessa ter matado a própria mãe com cinco facadas

Glória de Dourados chora a morte de Michelly Rios, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
