Menu
SADER_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Código de postura será discutido com toda população em Deodápolis

15 Out 2009 - 06h40Por Wilson Amaral / Fátima News
A presidente da Câmara Municipal de Deodápolis Cida Alves convocou recentemente todos os vereadores para rediscutir o projeto do Código de Postura do município de Deodápolis. O projeto já vem sendo discutido há tempos, pois cada município tem as suas necessidades e limitações onde aplicar o código. Segundo os vereadores, a Câmara não vai aprovar o código de postura sem consultar e pedir o aval da população. Os vereadores explicam que será enviado convite direcionado a todas as autoridades e entidades do município, para participar e analisar os itens do projeto e sugerir mudanças ou não.

A presidente do Legislativo Deodapolense Cida Alves pretende convocar toda a sociedade para uma audiência pública, para que cada cidadão tenha consciência e possa participar desse momento único.

“Acredito que a audiência é muito importante, por ser um espaço onde a população pode falar e opinar, nada mais correto e certo, é ouvir a população antes de votarmos um projeto de tamanha envergadura que vai mudar os costumes e atos da sociedade como um todo”, destaca Cida Alves.

O código de postura de um município é o instrumento legal pelo qual deverão ser regidas as atuações e posturas dos cidadãos, quer sejam pessoas comuns, ou autoridades, dentro do município.

Instituído por Lei o código serve para que sejam ordenadas as atividades e asseguradas às condições mínimas de bem estar e qualidade de vida de todos que vivem na cidade. E todos os cidadãos são responsáveis pelo cumprimento dos seus princípios, e cabe ao Poder Executivo promover e garantir suas orientações. O código trata, dentre outras coisas, da saúde pública e vigilância sanitária, da segurança e a ordem pública, das condições, da localização e do funcionamento dos estabelecimentos comerciais e da fiscalização dos procedimentos e das penalidades a serem cumpridas.

As posturas municipais, dentro do conjunto da legislação urbanística, talvez seja a Lei que de maneira mais ínfima, define o limiar da relação entre o público e o privado, reportando-se sobremaneira aos cidadãos ou suas criações, e suas relações no meio urbano, resgatando assim, a finalidade de um dos princípios da vida em sociedade: o respeito ao direito individual e coletivo. O Código de Postura, inicialmente conceitua poder de polícia e como sendo “a atividade da administração pública, que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato, em razão de interesse público, concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, e dá providências quanto à proteção do cidadão, sossego público, meio ambiente, trânsito e habitações, publicidade e propaganda, comércio de rua, funcionamento de indústria, comércio, prestadores de serviços, disciplina da produção do mercado e ao respeito à propriedade, aos direitos individuais ou coletivos, e ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do poder público, no território do Município”. A presidente da Câmara Cida Alves salienta que pretende finalizar esse projeto junto com os vereadores dentre 90 dias e que em breve comunicará à sociedade sobre a audiência pública.
 

Leia Também

BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG