Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 22 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Cientistas descobrem tratamento para a depressão pós-parto

24 Jun 2010 - 16h16Por Portal Educação
Após o nascimento, cerca de 70% das mulheres sofrem com queixas, que vão desde alterações de humor e ansiedade até falta de apetite e irritabilidade. Mas esse problema pode estar com os dias contados.

Cientistas alemães acreditam ter encontrado a causa da melancolia, que a maioria das mulheres sofre logo após o parto, e esperam que a descoberta contribua para um possível tratamento da depressão pós-parto.

Considerada um problema de saúde pública, a depressão começa nas quatro semanas após o parto e 13% das mães ainda permanecem com os sintomas. Por meio da pesquisa do Instituto Max Planck de Ciências Humanas Cognitivas e Cerebrais, foi possível descobrir que uma queda brusca dos níveis de estrógeno logo após o parto libera uma enzima no cérebro que bloqueia as substâncias químicas responsáveis pelo bem-estar.

De acordo com o estudo, a mesma proporção em que os níveis de estrógeno caem inesperadamente nos três a quatro dias após o nascimento do bebê, existe um aumento da enzima monoamina oxidase
A (MAO-A) no cérebro. Essa enzima quebra os neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, que, além de serem responsáveis por transmitir os sinais entre as células nervosas, também influenciam nosso humor.

"Nossos resultados têm o potencial animador de prevenção da alteração de humor pós-parto. Isso pode ter um impacto na prevenção e no tratamento de depressão pós-parto no futuro", afirmou a coordenadora da pesquisa, Julia Sacher.

Para a psicóloga Denise Marcon, tutora do Portal Educação a depressão pós-parto é considerada a psicopatologia mais comum entre as mulheres no puerpério, seus sintomas podem afetar a mãe e trazer consequências emocionais para o bebê. “Com a descoberta de métodos que venham prevenir a doença será possível evitar o sofrimento emocional das mulheres neste momento tão especial que é a chegada do bebê”, diz Marcon.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI