Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Chuvas atrasam plantio do milho safrinha em MS

31 Mar 2011 - 10h00Por G1

O excesso de chuva atrasou o plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul. O prazo considerado ideal pelo zoneamento agrícola terminou no dia 20, mesmo assim, muitos agricultores ainda estão com as máquinas no campo.

É uma luta contra o tempo. Em uma propriedade em São Gabriel do Oeste, norte de Mato Grosso do Sul, o plantio de milho safrinha já deveria ter terminado há mais de 20 dias, mas ainda restam 300 hectares para cultivar.

Na terra encharcada, a plantadeira trabalha com dificuldade. Não dá para esperar. A cada dia, o risco de prejuízo aumenta. O agricultor Jonnis Assman já não prevê lucro. Os 1.500 hectares de milho safrinha serão plantados para cobrir gastos com insumos e com tratos antecipados. Isso se o tempo ajudar. “Quando a gente fez o planejamento, a gente imaginava colher em torno de 80, 90 sacas por hectare. Em função do atraso, do excesso de chuva que aconteceu no início, estamos plantando fora da época recomendada, então, se conseguirmos colher em torno de 50, 60 sacas por hectare, para pelo menos cobrir o custo de produção, já está bom”.

A estimativa é de que 25% da área prevista para o milho safrinha em São Gabriel do Oeste será plantada fora do prazo de zoneamento. Alguns produtores conseguiram se adiantar e fazer o plantio dentro do período ideal. Mesmo assim, a chuva prejudicou o desenvolvimento da cultura. Em uma lavoura que tem 35 dias, começa a aparecer a fase onde a planta começa a apresentar o potencial de produção. É possível perceber que os pés estão abaixo do tamanho ideal. Além disso, algumas folhas estão amareladas e doenças já começam a aparecer. Fungicidas deverão ser aplicados para que a doença não avance e danifique ainda mais a cultura do milho.

No município de Dourados, no sul do estado, o Globo Rural apurou que o plantio de risco, ou seja, fora do período recomendado, está atrasado em praticamente todo o estado. Isso preocupa porque Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho safrinha do Brasil.

O agrônomo da Fundação MS, Roney Pedroso, explicou que o atraso no plantio do milho safrinha agora corre o risco de sofrer com a geada no florescimento da cultura e no enchimento de grão. Além disso, tem a falta de chuva, que é uma característica climática no Mato Grosso do Sul.

Cerca de 25% da área falta ser semeada no município e isso também corresponde ao estado. Em praticamente todo o estado de Mato Grosso do Sul o plantio está sendo feito após a época ideal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS