Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Campanha contra câncer atendeu cerca de 360 mulheres em Fátima do Sul

11 Mar 2010 - 08h00Por Luiza Rodrigues / Fátima News

A Prefeita Ilda Salgado Machado comemora o sucesso da campanha de prevenção do câncer de mama e câncer do colo uterino realizado no ultimo sábado em Fátima do Sul, e parabeniza as mulheres que lá compareceram, demonstrando assim que a prevenção foi o melhor presente para comemorar o dia 08 de março, dia internacional da mulher.

 

 

Segundo relato da Secretária de Saúde Priscila Gazola, “foram realizados 303 procedimentos entre exames clínicos de mama e coleta do material para exame de colo uterino nas unidades de saúde de Fátima do Sul e, 57 na unidade de saúde de Culturama, totalizando assim, 360 atendimentos às mulheres. Das senhoras que passaram pelos exames, 27 foram encaminhadas para realização de Mamografia e 06 para realização de Ultrassonografia de Mama”.

 

 

Para Ilda Machado, “o comparecimento significativo das mulheres para realização dos exames nas unidades de saúde demonstra o reconhecimento do trabalho do município nesta área valorizando a prevenção como forma de evitar doenças graves como o câncer de mama e colo do útero e evitando as complicações próprias da doença quando detectada muito tarde, em estado avançado. Demonstra também que as mulheres estão cada vez mais conscientes da importância de se prevenir.”

 

 

A Prefeita Ilda lembra “às mulheres que não compareceram no sábado, ainda podem procurar a Enfermeira da Unidade mais próxima a sua residência para realização dos exames que fazem parte da rotina das Unidades de saúde durante todo o ano, são ações continuas de prevenção no programa de saúde da mulher oferecidas no sábado como um presente para a dona de casa que durante a semana tem seus afazeres domésticos mais intensos. Foi um presente pelo dia da mulher, finalizou.

 

 

A campanha de prevenção foi realizada numa parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Instituto AVON em todas as unidades de saúde de Fátima do Sul, o que foi considerado positivo pela Secretária Priscila Gazzola e pela Coordenadora de Ação Básica, Alzira Assunção, que agradecem a colaboração na divulgação e sorteio de prêmios, respectivamente.

 

 

Por ocasião dos exames e em comemoração ao dia da mulher, o Instituto Avon sorteou prêmios cujas ganhadoras são: Isa do Nascimento em Culturama; Maria Aparecida Pereira, atendida no ESF do Jardim Tatiana; Maria Antunes de Oliveira, atendida no ESF do Centro Educacional; Maria Sirlene Souza Lima, atendida no ESF O Pioneiro e, Iones da Linha Iguassu, atendida na Unidade Básica de Saúde da Brasilândia.

 

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso