Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Cambio automático se populariza em automóveis no País

22 Dez 2009 - 07h31Por Carro Online

Os câmbios automatizados, também conhecidos como transmissões semi-automáticas, há pouco tempo eram itens exclusivos de carros de alto luxo, em especial modelos esportivos ou até bólidos de Fórmula 1. Mas o cenário agora é outro, ao menos no mercado brasileiro. Neste ano, o país foi atingido por uma onda de veículos de grande volume de produção munidos do equipamento, que livra o pé esquerdo da embreagem no tão caótico trânsito das grandes cidades do Brasil. O resultado é mais conforto por um preço até 50% abaixo do praticado em modelos 100% automáticos.

Ao todo as montadoras instaladas por aqui já fabricam 11 automóveis automatizados. A Fiat lidera a lista com seis modelos Dualogic: Palio, Siena, Idea, Palio Adventure Locker, Stilo e Linea. A Volkswagen vem na sequência com as versões I-Motion de Gol, Voyage, Fox e Polo, enquanto a Chevrolet é representada no segmento pelo Meriva Easytronic. Houve também a chegada dos importados Fiat 500 e smart fortwo, também automatizados, além de variações do câmbio semi-automático nos VW Eos e Passat CC. Estes, porém, são mais modernos (e principalmente caros) e trazem sistema com dupla embreagem.

Mas junto do conforto vêm as críticas. Há quem pense no carro automatizado como sendo um legítimo veículo com câmbio automático. Ledo engano. Nos modelos semi-automáticos a embreagem está lá, mas não há o pedal de acionamento. Isso significa que inevitavelmente as mudanças de marcha são sentidas, daí a característica desaceleração entre as passagens (em modelos com dupla embreagem isso não ocorre).

Nesses carros, a função do pé esquerdo é substituída por um atuador robotizado com especificações de funcionamento mediante controle eletrônico. O motorista também tem opção de trocar as marchas de forma manual por meio de toques na alavanca de câmbio ou então, como nas versões I-Motion de carros da VW e no Fiat Stilo, efetuar as mudanças por meio de borboletas atrás do volante.

E essa não é a única vantagem do sistema, como explica Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat do Brasil: “O câmbio automatizado faz com que o desgaste da embreagem seja o esperado para um uso normal, como se fosse um ótimo motorista. Ele atua sempre acionando a embreagem da forma correta evitando, por exemplo, situações como o motorista que dirige apoiando o pé na embreagem”. No entanto, destaca Ferreira, “vale lembrar que uma das situações que mais consome embreagem é ‘segurar’ o carro acelerando em uma subida. Isso vale tanto para um câmbio mecânico como para uma transmissão automatizada”, alerta o especialista.

O valor agregado é também um importante pilar de sustentação da linha Dualogic. “Os clientes que buscam o câmbio automatizado inicialmente têm interesse por conteúdos como direção hidráulica, vidros e travas elétricas e ar-condicionado”, afirma Adriano Resende, gerente de marketing da marca italiana no país.

Em média, a introdução da transmissão automatizada nos veículos à venda no Brasil representa um aumento médio de R$ 2.500 no preço final do veículo. “A grande sacada do sistema atualmente é sua disposição para veículos de massa, como Gol e Voyage. No país, mais de 70% dos carros vendidos são compactos. A versão I-Motion do Polo, por exemplo, já responde por 35% do mix de vendas do modelo”, revela Fabrício Biondo, gerente de marketing da Volkswagen do Brasil. “Hoje temos no Brasil mais de 80 cidades com sérios problemas de trânsito. O consumidor quer conforto”, assegura o executivo da VW.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho