Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 7 de maio de 2021
Busca
Brasil

Câmara Setorial realiza encontro de lideranças da ovinocultura de MS

30 Jul 2010 - 07h00Por Fátima News com assessoria

A reunião na Casa Rural discutiu assuntos da cadeia de ovinos

 

A Câmara Setorial Nacional, organização que engloba 23 entidades brasileiras do setor de ovinocultura, realizou nesta quinta-feira (29) uma reunião na Casa Rural com o objetivo de discutir os assuntos da cadeia de ovinos no Mato Grosso do Sul. O Encontro de Lideranças da Ovinocultura aconteceu das 8 às 16 horas e serviu para que os produtores e frigoríficos buscassem juntos soluções e melhoras para o ramo.

 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Famasul), Eduardo Riedel, do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar/MS), Clodoaldo Martins, estiveram com os participantes na abertura do Encontro. A médica veterinária do Senar Mariana Gilberti, a qual representou a instituição durante as discussões do tema, considerou que a relevância do evento foi demonstrada pelos nomes envolvidos. “A presença do Francisco Maia, presidente da Comissão Nacional de Ovinos e Caprinos, e da Tereza Cristina, secretária da SEPROTUR, têm peso entre as autoridades desta reunião”. Além destes, houve a representação da Câmara Setorial do MS através da secretária executiva Adriane Domingos.

 

Maia, cuja comissão é subordinada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), vê o Estado como encaminhado no assunto. “A atividade tem futuro aqui, mesmo havendo gargalos a serem superados. O entrosamento de quem está ligado à ovinocultura é que vai definir os rumos do setor na região”, explica o presidente, para quem a força produtiva do MS se apresentaria no curto prazo dadas as condições favoráveis locais. Para ele a qualidade dos participantes do Encontro superou as expectativas, provando que a potencialidade do MS está acima do nível nacional.

 

O coordenador do Grupo de Trabalho da Câmara Setorial, Enio Queijada, falou em nome do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma das entidades a fazer parte da própria Câmara. “Somos um dos atores que têm buscado o desenvolvimento da cadeia produtiva. A nossa idéia é colher informações de forma uniforme, mantendo a privacidade do produtor, para montarmos um mosaico do país”. Conforme Queijada, este é o terceiro encontro estadual a acontecer no Brasil, de sete previstos para 2010. “A situação aqui está muito boa. Estamos ouvindo os participantes e registrando as demandas do Estado”, comenta sobre a comunicação com os representantes do setor ovinocultor do MS. Ele crê como fundamental o papel do Senar na comunicação com o produtor de ovinos, dada ao envolvimento direto do órgão na capacitação rural.

 

Até o final do ano vão acontecer mais quatro Encontros de Liderança da Ovinocultura. O Próximo será em Bauru, em São Paulo ; depois o estado do Rio Grande do Sul, com a cidade que será sede da reunião ainda a definir; após isso Manaus, no Amazonas; e o último deste ano em Petrolina, no Pernambuco.

 

Sobre o Senar

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

 

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. Em 2009, o Senar/MS ofereceu 1,7 mil cursos nas áreas de profissionalização rural e promoção social, atendendo 30,1 mil alunos sul-mato-grossenses. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo