A reunião na Casa Rural discutiu assuntos da cadeia de ovinos
A Câmara Setorial Nacional, organização que engloba 23 entidades brasileiras do setor de ovinocultura, realizou nesta quinta-feira (29) uma reunião na Casa Rural com o objetivo de discutir os assuntos da cadeia de ovinos no Mato Grosso do Sul. O Encontro de Lideranças da Ovinocultura aconteceu das 8 às 16 horas e serviu para que os produtores e frigoríficos buscassem juntos soluções e melhoras para o ramo.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Famasul), Eduardo Riedel, do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar/MS), Clodoaldo Martins, estiveram com os participantes na abertura do Encontro. A médica veterinária do Senar Mariana Gilberti, a qual representou a instituição durante as discussões do tema, considerou que a relevância do evento foi demonstrada pelos nomes envolvidos. “A presença do Francisco Maia, presidente da Comissão Nacional de Ovinos e Caprinos, e da Tereza Cristina, secretária da SEPROTUR, têm peso entre as autoridades desta reunião”. Além destes, houve a representação da Câmara Setorial do MS através da secretária executiva Adriane Domingos.
Maia, cuja comissão é subordinada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), vê o Estado como encaminhado no assunto. “A atividade tem futuro aqui, mesmo havendo gargalos a serem superados. O entrosamento de quem está ligado à ovinocultura é que vai definir os rumos do setor na região”, explica o presidente, para quem a força produtiva do MS se apresentaria no curto prazo dadas as condições favoráveis locais. Para ele a qualidade dos participantes do Encontro superou as expectativas, provando que a potencialidade do MS está acima do nível nacional.
O coordenador do Grupo de Trabalho da Câmara Setorial, Enio Queijada, falou em nome do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma das entidades a fazer parte da própria Câmara. “Somos um dos atores que têm buscado o desenvolvimento da cadeia produtiva. A nossa idéia é colher informações de forma uniforme, mantendo a privacidade do produtor, para montarmos um mosaico do país”. Conforme Queijada, este é o terceiro encontro estadual a acontecer no Brasil, de sete previstos para 2010. “A situação aqui está muito boa. Estamos ouvindo os participantes e registrando as demandas do Estado”, comenta sobre a comunicação com os representantes do setor ovinocultor do MS. Ele crê como fundamental o papel do Senar na comunicação com o produtor de ovinos, dada ao envolvimento direto do órgão na capacitação rural.
Até o final do ano vão acontecer mais quatro Encontros de Liderança da Ovinocultura. O Próximo será em Bauru,
Sobre o Senar
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Mais Lidas

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Fátima do Sul se despede do Pioneiro e membro da CCB, Cidalino Américo, família informa o velório

Tragédia em Glória de Dourados: Jovem confessa ter matado a própria mãe com cinco facadas

Glória de Dourados chora a morte de Michelly Rios, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
