Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Câmara comemora Dia Internacional da Síndrome de Down

22 Mar 2011 - 06h14Por Agência Brasil

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Câmara dos Deputados promoveu hoje (21) um debate para buscar saídas que visem a acabar com o preconceito e que ajudem na inclusão dos portadores no meio social. O ato contou com a presença de parlamentares, representantes do Judiciário e pessoas com a síndrome e seus parentes.

O deputado Romário (PSB-RJ), que chegou com sua filha, Ivy Bittencourt, de 6 anos, que tem a síndrome, falou da angústia que viveu ao saber que ela tinha Down. Ele afirmou que superou aquela fase e que Ivy o tornou uma pessoa melhor e menos egoísta. “O ato de hoje é para mostrar que os portadores da síndrome são mais normais do que a gente”. Segundo ele, os portadores da síndrome são pessoas especiais e só precisam de carinho e inclusão.

O parlamentar carioca disse que há vários projetos na Câmara para beneficiar os portadores de Down e que vai trabalhar para aprová-los. “Não basta formular leis. Precisamos preparar as escolas e os educadores para acolher as crianças com Down. O nascimentos da Ivy me ensinou que a verdadeira deficiência é a ignorância e o preconceito.”

O senador Lindberg Farias (PT-RJ), que tem uma filha de nove meses com a síndrome, disse que o Senado formou uma comissão especial para regulamentar a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Segundo ele, o Brasil precisa oferecer trabalho, ensino e diversão e outras formas de inclusão social para as pessoas com a síndrome.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, esteve no evento acompanhado do seu irmão José Eduardo, que tem síndrome. Junto do irmão, saudou o ato e disse: “É uma outra forma de inteligência. Temos que defender sempre o espírito da Constituição Federal de promover a igualdade e a dignidade humana”. O ministro falou da importância do evento e lembrou que o preconceito impede avanços quanto aos direitos dos portadores da síndrome.

Durante todo o evento, palestrantes e portadores da síndrome defenderam políticas e medidas que ajudem a superar o preconceito e que contribuam para a inclusão social dos portadores de Down. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro