Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasil vai assentar agricultores expulsos da Bolívia

1 Mar 2010 - 06h53Por Agência Brasil

Ameaçados de expulsão de suas terras na fronteira da Bolívia com o Brasil, cerca de 550 famílias de agricultores terão condições de reconstruir suas vidas do lado brasileiro - na região próxima ao Acre. Uma ação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Agrário com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do estado do Acre e de prefeituras vai assegurar a infraestrutura para assentar pelo menos 150 famílias.

O presidente do Incra, Rolf Hachbart, afirmou à Agência Brasil que a ação conta ainda com a colaboração do governo do presidente da Bolívia, Evo Morales. O objetivo é dar assistência aos agricultores brasileiros que vivem na região fronteiriça, mas querem retornar ao Brasil.

A meta é distribuir lotes de 50 a 80 hectares e mais R$ 32 mil em linhas de crédito – para construção de casas e mais investimentos urgentes. Porém, só serão beneficiados os agricultores que se encaixarem nos critérios de renda fixados pelo Incra.

“O foco são os produtores pobres e precisam realmente. Por isso os critérios são rígidos e seguidos à risca”, disse Hachbart. “Mas o importante é que ao passarem para o lado brasileiro eles [os agricultores e suas famílias] vão ter onde dormir, o que comer e banheiros à disposição, enquanto isso trabalhamos para garantir terras.”

As frentes de atuação estão em fase de organização desde agosto do ano passado. A ação foi motivada pela determinação da Constituição da Bolívia que define que estrangeiros não podem viver em regiões de fronteira. A medida afeta diretamente as cerca de 550 famílias que moram na área próxima ao Acre e foram informadas que seriam expulsas das terras.

Nos últimos meses, depois de reuniões com autoridades brasileiras e bolivianas, alguns agricultores
demonstraram interesse em mudar para o lado brasileiro. Cálculos não oficiais indicam que pelo menos 100 famílias gostariam de voltar para o Brasil, mas querem garantias de que terão condições de produzir em terras próprias.

O presidente do Incra afirmou que será garantida a assistência necessária aos agricultores brasileiros. Hachbart lembrou que o processo de transferência dos agricultores não segue uma rotina convencional e por isso não há um levantamento preciso sobre a chegada deles no lado brasileiro.

“Não é um movimento que ocorra em um dia. É um processo, eles [os agricultores e suas famílias] chegam aos poucos e em pequenos grupos. Por isso não se sabe exatamente, por enquanto, quantos querem retornar ou já voltaram”, disse o presidente do Incra.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS