Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de outubro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Brasil pode ter novo "apagão" energético em 2008

7 Nov 2006 - 09h55

O Brasil corre o risco de enfrentar um "apagão" de energia elétrica em 2008, caso o tempo no próximo ano não colabore para encher os reservatórios das usinas hidrelétricas. Se chover pouco em 2007, é possível que o déficit energético não sustente o crescimento nacional de 5%, como deseja o governo, de acordo com o Bom Dia Brasil.

Os reservatórios de água das usinas do Sudeste estão com 52% da capacidade e podem cair para 40% até o final do ano, de acordo com um estudo divulgado recentemente pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), em parceria com o Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O presidente do conselho de energia da Firjan, Armando Guedes, afirma que as centrais térmicas, movidas a gás, seriam opções para poupar as hidrelétricas. No entanto, ele acrescenta que a oferta de gás natural também é insuficiente. Em setembro, por exemplo, oito usinas termelétricas pararam de funcionar porque não havia gás suficiente para abastecê-las.

Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquin, não deve haver um novo apagão. Ele afirmou que, em 2009, o fornecimento de gás deve ser ampliado com o aumento da produção em Campos, no Espírito Santo e em Santos (SP).

Redação Terra

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Julgue com justiça
LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos