Menu
SADER_FULL
sábado, 22 de fevereiro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Brasil e Turquia assinam acordos comerciais amanhã em Brasília

27 Mai 2010 - 10h46Por Agência Brasil

Após formarem parceria na área de política internacional na crise gerada pelo programa de enriquecimento de urânio iraniano, Brasil e Turquia assinam amanhã (26) uma série de acordos para estreitar o relacionamento comercial entre os dois países.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, surpreendeu hoje (25), em São Paulo, ao anunciar a formalização amanhã, em Brasília, de um pacto para o fim da bitributação entre os dois países. Erdogan também disse que a Turquia está “decidida” a fechar um acordo de livre comércio com o Mercosul.

“Os dois países têm capacidade de aumentar as trocas comerciais. Como governo, nós estamos muito decididos nesse acordo de livre comércio entre Mercosul e Turquia, que está em processo de assinatura. Amanhã vamos assinar um acordo que vai acabar com a bitributação entre Brasil e Turquia, o que vai beneficiar muito os investidores”, disse, em um evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse ter ficado “surpreso” com o anúncio do pacto para o fim da bitributação. Segundo ele, o assunto tem de ser aprovado pelo Congresso Nacional. Ele ressaltou também que o acordo de livre comércio da Turquia com os países do Mercosul ainda não está em negociação.

“Hoje não existe uma negociação sendo feita. É difícil dizer como chegar a um resultado nesse acordo. Nós estamos hoje muito envolvidos no acordo [do Mercosul] com a União Europeia, e com México. A concentração nossa é nesses dois. Não existe ainda a expectativa de se chegar a acordo [com a Turquia]. Acordo tem de ser aprovado pelos quatro do Mercosul”, disse.

Miguel Jorge ressaltou, no entanto, que vê com bons olhos a realização de pactos comerciais entre países do Oriente Médio e o Brasil. Segundo ele, as empresas que participaram da comitiva do Brasil ao Irã, no último mês, fizeram “grandes negócios”.

"Tem pouco investimento do Brasil na Turquia. E a Turquia é um país importante porque ela tem um sistema de distribuição de bens em toda a região. É uma coisa que deveria atrair muito os empresário brasileiros", afirmou.

A corrente de comércio entre Brasil e Turquia é de aproximadamente US$ 1 bilhão. De acordo com autoridades dos dois países há condição de quintuplicar esse valor nos próximos anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TURISMO NO MS
Descubra a beleza das praias de água doce para curtir o Carnaval em MS
CARNAVAL 2020
Por WhatsApp, Witzel convida Bolsonaro para assistir a desfiles do carnaval no seu camarote
DICAS DE SEGURANÇA
Saia de viagem neste feriado e deixe sua casa segura com as dicas da Polícia Civil
GUGU LIBERATO
Defesa diz que Gugu Liberato deu 500 mil dólares a Rose Miriam e mansão de R$ 6 mi
LUTO NO CINEMA
Morre aos 83 anos José Mojica Marins, o lendário Zé do Caixão
FAMOSIDADES
Pós-parto: Andressa Miranda faz revelações sobre sexo com Thammy Miranda
CONCURSO DO EXERCITO
Concurso Exército: Saiu o edital com 1.100 vagas para nível médio
BOLSONARO
Bolsonaro diz que imprensa poderia ser um partido: ''Ia ficar à esquerda''
FAMOSOS
Filho de Leonardo, João Guilherme recebe crítica e ironiza
TRAFICO DE DROGAS
Mulher é flagrada com 240 gramas de fumo na vagina para entrar na cadeia