Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasil e Turquia assinam acordos comerciais amanhã em Brasília

27 Mai 2010 - 10h46Por Agência Brasil

Após formarem parceria na área de política internacional na crise gerada pelo programa de enriquecimento de urânio iraniano, Brasil e Turquia assinam amanhã (26) uma série de acordos para estreitar o relacionamento comercial entre os dois países.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, surpreendeu hoje (25), em São Paulo, ao anunciar a formalização amanhã, em Brasília, de um pacto para o fim da bitributação entre os dois países. Erdogan também disse que a Turquia está “decidida” a fechar um acordo de livre comércio com o Mercosul.

“Os dois países têm capacidade de aumentar as trocas comerciais. Como governo, nós estamos muito decididos nesse acordo de livre comércio entre Mercosul e Turquia, que está em processo de assinatura. Amanhã vamos assinar um acordo que vai acabar com a bitributação entre Brasil e Turquia, o que vai beneficiar muito os investidores”, disse, em um evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse ter ficado “surpreso” com o anúncio do pacto para o fim da bitributação. Segundo ele, o assunto tem de ser aprovado pelo Congresso Nacional. Ele ressaltou também que o acordo de livre comércio da Turquia com os países do Mercosul ainda não está em negociação.

“Hoje não existe uma negociação sendo feita. É difícil dizer como chegar a um resultado nesse acordo. Nós estamos hoje muito envolvidos no acordo [do Mercosul] com a União Europeia, e com México. A concentração nossa é nesses dois. Não existe ainda a expectativa de se chegar a acordo [com a Turquia]. Acordo tem de ser aprovado pelos quatro do Mercosul”, disse.

Miguel Jorge ressaltou, no entanto, que vê com bons olhos a realização de pactos comerciais entre países do Oriente Médio e o Brasil. Segundo ele, as empresas que participaram da comitiva do Brasil ao Irã, no último mês, fizeram “grandes negócios”.

"Tem pouco investimento do Brasil na Turquia. E a Turquia é um país importante porque ela tem um sistema de distribuição de bens em toda a região. É uma coisa que deveria atrair muito os empresário brasileiros", afirmou.

A corrente de comércio entre Brasil e Turquia é de aproximadamente US$ 1 bilhão. De acordo com autoridades dos dois países há condição de quintuplicar esse valor nos próximos anos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS