Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 9 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasil e Turquia assinam acordos comerciais amanhã em Brasília

27 Mai 2010 - 10h46Por Agência Brasil

Após formarem parceria na área de política internacional na crise gerada pelo programa de enriquecimento de urânio iraniano, Brasil e Turquia assinam amanhã (26) uma série de acordos para estreitar o relacionamento comercial entre os dois países.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, surpreendeu hoje (25), em São Paulo, ao anunciar a formalização amanhã, em Brasília, de um pacto para o fim da bitributação entre os dois países. Erdogan também disse que a Turquia está “decidida” a fechar um acordo de livre comércio com o Mercosul.

“Os dois países têm capacidade de aumentar as trocas comerciais. Como governo, nós estamos muito decididos nesse acordo de livre comércio entre Mercosul e Turquia, que está em processo de assinatura. Amanhã vamos assinar um acordo que vai acabar com a bitributação entre Brasil e Turquia, o que vai beneficiar muito os investidores”, disse, em um evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse ter ficado “surpreso” com o anúncio do pacto para o fim da bitributação. Segundo ele, o assunto tem de ser aprovado pelo Congresso Nacional. Ele ressaltou também que o acordo de livre comércio da Turquia com os países do Mercosul ainda não está em negociação.

“Hoje não existe uma negociação sendo feita. É difícil dizer como chegar a um resultado nesse acordo. Nós estamos hoje muito envolvidos no acordo [do Mercosul] com a União Europeia, e com México. A concentração nossa é nesses dois. Não existe ainda a expectativa de se chegar a acordo [com a Turquia]. Acordo tem de ser aprovado pelos quatro do Mercosul”, disse.

Miguel Jorge ressaltou, no entanto, que vê com bons olhos a realização de pactos comerciais entre países do Oriente Médio e o Brasil. Segundo ele, as empresas que participaram da comitiva do Brasil ao Irã, no último mês, fizeram “grandes negócios”.

"Tem pouco investimento do Brasil na Turquia. E a Turquia é um país importante porque ela tem um sistema de distribuição de bens em toda a região. É uma coisa que deveria atrair muito os empresário brasileiros", afirmou.

A corrente de comércio entre Brasil e Turquia é de aproximadamente US$ 1 bilhão. De acordo com autoridades dos dois países há condição de quintuplicar esse valor nos próximos anos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Dezembro encerra 2024 com duas chuvas de estrelas cadentes, mas o calendário do mês reúne outros eventos. Foto: NASA/ Luo Hongyang CHUVA DE ESTRELAS
Prepare-se; dezembro terá duas chuvas de estrelas cadentes
Ajude
Jovem testa a bondade de morador de rua e mobiliza busca por sua família em Fátima do Sul
Acidente Fatal
Três servidores da Receita Federal morrem em acidente na BR-060
Saúde
Com o fim da campanha Novembro Azul é importante reforçar a prevenção ao câncer de próstata
STJ dá ordem para Google apagar vídeo ofensivo em escala global

Mais Lidas

FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - HORÁRIO DE NATAL
Comércio tem horário especial de Natal a partir desta segunda-feira, veja como será em Fátima do Sul
RIO AQUIDAUANA - FOTO: O PANTANEIRODESAPARECEU NO RIO
Homem desaparece após barco virar com 03 pessoas no Rio; ASSISTA A LIVE
(Foto: Fala Povo)ACIDENTE FATAL
Acidente entre carro e ônibus que transportava trabalhadores deixa um morto
LUTO CULTURAMA
Falecimento de Hélio Alves causa grande comoção no Distrito de Culturama
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se entristece com a morte de Cida Martinez