Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Brasil e Argentina fecham acordo para a TV digital

3 Dez 2005 - 10h36
Os governos do Brasil e da Argentina assinaram acordo de cooperação para o desenvolvimento de um sistema único de televisão digital. A iniciativa foi anunciada ontem pelo Ministério das Comunicações. O acordo abre espaço para que os dois países articulem a produção e a venda de bens e serviços.

O objetivo da Argentina ao optar por uma ação articulada com o Brasil é reativar sua produção industrial. Segundo o diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações, Igor Vilas Boas, a Colômbia manifestou interesse em aderir ao acordo e há perspectivas de que outros países vizinhos façam o mesmo, criando assim um sistema regional na América do Sul.

Segundo Vilas Boas, partiu da Argentina a iniciativa da assinatura do acordo de cooperação. O secretário de Comunicação argentino, Mario Guilhermo Moreno, formalizou o interesse durante visita ao Brasil. Na semana passada, o ministério enviou dois representantes a Buenos Aires para dar seguimento às conversas.

Segundo Vilas Boas, são metas dos dois países reduzir o pagamento de royalties e produção industrial a preços competitivos.

A aproximação com a Argentina acontece às vésperas da conclusão do relatório técnico sobre o resultado das pesquisas científicas e das discussões empreendidas nos últimos dois anos para a criação do sistema brasileiro de televisão digital. O relatório deve ser apresentado pelo comitê gestor, ao governo, no dia 10.

Segundo o assessor da Casa Civil André Barbosa, que integra o comitê, o relatório vai detalhar as características do sistema brasileiro de televisão digital pelas universidades, examinar a perspectiva de inclusão desse sistema no mercado internacional e a necessidade de mudanças no modelo regulatório brasileiro. No início de fevereiro, o governo deve anunciar a escolha do sistema que será adotado no Brasil.
 
 
Diário MS

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço