Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Bom rendimento escolar pode gerar adicional no Bolsa Família

3 Mar 2010 - 16h52Por Jornal do Senado
As famílias inscritas no programa Bolsa Família cujos filhos alcançarem "resultados educacionais positivos em avaliação oficial" receberão um benefício adicional, a ser fixado pelo governo.

É o que determina projeto de lei do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) aprovado ontem, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

De acordo com a proposta (PLS 247/09), o benefício variável estará condicionado a desempenho positivo de crianças de 6 a 12 anos e de adolescentes de 13 a 17 anos, sem limite por família.

Segundo emenda sugerida durante a reunião pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS) e acatada pela relatora da proposta, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), o adicional será oferecido sem prejuí­zo dos benefícios atualmente pagos pelo programa Bolsa Família.

No início da reunião, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou requerimento de adiamento da votação, para que o projeto fosse debatido durante audiência pública a respeito dos resultados educacionais do Bolsa Família, a ser promovida em breve pela comissão.

Em sua opinião, o texto não tornaria claro se deixariam de ser pagos benefícios variáveis já estabelecidos em lei. Para evitar essa interpretação, foi aprovada a emenda de Valter Pereira.

O projeto visa valorizar o desempenho escolar. Não vejo como um estímulo a mais possa ser prejudicial ao Bolsa Família – disse Marisa.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) apresentou voto contrário, sob o argumento de que não se deveria incluir mais um condicionante – além da presença na escola – para o recebimento dos benefícios do programa.

Dislexia
Também em decisão terminativa, a comissão aprovou o PLS 402/08, de Gerson Camata (PMDB-ES), segundo o qual o poder público deve manter programa de diagnóstico e tratamento de estudantes da educação básica com dislexia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Outro projeto aprovado em decisão conclusiva foi o PLS 337/06, do então senador Roberto Saturnino, que institui, no ensino da arte, a obrigatoriedade de oferta de conteúdos nas áreas de música, artes plásticas e artes cênicas.

A comissão acatou ainda, em caráter terminativo, o PLC 114/09, que cria a Comenda Antônio Ernesto Werna de Salvo, a ser concedida anualmente aos que se destacarem por ações em prol do agronegócio e dos produtores rurais.

Também aprovou o PLS 264/09, de Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que autoriza o Executivo a criar um campus do Instituto Federal do Pará na cidade de Redenção.

Foram aprovados pela Comissão de Educação, em decisão terminativa, cinco projetos dando novos nomes a rodovias, viadutos e refinaria. Uma das propostas (PLC 178/09) denomina Viaduto Governador Henrique Santillo o que se localiza no quilômetro 423 da BR-153, no município de Anápolis (GO).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação