Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
Busca
Brasil

Bancos começam antecipação do 13º salário de 2010

18 Jan 2010 - 06h00Por O Dia

O Banco do Brasil anunciou nessa segunda linha de crédito que antecipa o 13º salário de 2010. O banco oferece a trabalhadores que recebem salário pela instituição a antecipação com taxa de juros de 2,59% ao mês. O crédito é de até 40% do valor para quem recebe o 13º em duas parcelas a cada semestre. Aposentados e pensionistas do INSS podem antecipar até 50% do abono.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou os resultados das pesquisas nacionais de Intenção de Consumo das Famílias e Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Segundo o órgão, brasileiros estão otimistas em relação a 2010 e acreditam em melhoria profissional nos próximos meses, o que estimula o consumo.

Para 67,5% dos entrevistados, o momento é favorável para a compra de bens duráveis, usualmente adquiridos por meio de empréstimos e financiamento. Nesse contexto, o crédito consignado, que representa 60% do crédito pessoal, encontra fôlego para continuar em expansão em 2010. Segundo o presidente da Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e Trabalhador, José Roberto de Oliveira, essa modalidade de empréstimo cresceu quase 40% em 2009.

Os economistas recomendam cuidado. De acordo com a CNC, 60,2% dos consumidores brasileiros já começaram 2010 endividados. Cerca de 28% têm contas atrasadas e 9,2% não vão conseguir pagar suas dívidas ao longo deste ano. "Essas estatísticas são inéditas. Os dados antecedem o consumo e mostram como estão as dívidas dos brasileiros. É bom para os empresários e para os consumidores ficarem alertas", afirma o economista da CNC, Bruno Fernandes.

O economista Gilberto Braga recomenda o uso do crédito consignado para pagamento de dívidas. Braga explica que essa é a forma mais econômica de financiamento, pois apresenta a menor taxa de juros, se comparada a outras, como no cheque especial e crédito direto. "Para quem já tem dívidas, é bom fazer essa troca. Faz o consignado no banco e quita o que está devendo. Quem for usar o 13º, no entanto, deve ficar alerta para não gastar mais do que deve".

Quem não tem dívidas, no entanto, deve passar longe do empréstimo, a não ser em casos de urgência. O advogado José Roberto Oliveira afirma que a maioria dos casos de inadimplência envolve créditos caros. "Se for comprar um carro, prefira financiar com a concessionária, que pode oferecer zero de juros. E negocie", diz.

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto