Menu
SADER_FULL
segunda, 14 de junho de 2021
Busca
Brasil

Bancos começam antecipação do 13º salário de 2010

18 Jan 2010 - 06h00Por O Dia

O Banco do Brasil anunciou nessa segunda linha de crédito que antecipa o 13º salário de 2010. O banco oferece a trabalhadores que recebem salário pela instituição a antecipação com taxa de juros de 2,59% ao mês. O crédito é de até 40% do valor para quem recebe o 13º em duas parcelas a cada semestre. Aposentados e pensionistas do INSS podem antecipar até 50% do abono.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou os resultados das pesquisas nacionais de Intenção de Consumo das Famílias e Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Segundo o órgão, brasileiros estão otimistas em relação a 2010 e acreditam em melhoria profissional nos próximos meses, o que estimula o consumo.

Para 67,5% dos entrevistados, o momento é favorável para a compra de bens duráveis, usualmente adquiridos por meio de empréstimos e financiamento. Nesse contexto, o crédito consignado, que representa 60% do crédito pessoal, encontra fôlego para continuar em expansão em 2010. Segundo o presidente da Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e Trabalhador, José Roberto de Oliveira, essa modalidade de empréstimo cresceu quase 40% em 2009.

Os economistas recomendam cuidado. De acordo com a CNC, 60,2% dos consumidores brasileiros já começaram 2010 endividados. Cerca de 28% têm contas atrasadas e 9,2% não vão conseguir pagar suas dívidas ao longo deste ano. "Essas estatísticas são inéditas. Os dados antecedem o consumo e mostram como estão as dívidas dos brasileiros. É bom para os empresários e para os consumidores ficarem alertas", afirma o economista da CNC, Bruno Fernandes.

O economista Gilberto Braga recomenda o uso do crédito consignado para pagamento de dívidas. Braga explica que essa é a forma mais econômica de financiamento, pois apresenta a menor taxa de juros, se comparada a outras, como no cheque especial e crédito direto. "Para quem já tem dívidas, é bom fazer essa troca. Faz o consignado no banco e quita o que está devendo. Quem for usar o 13º, no entanto, deve ficar alerta para não gastar mais do que deve".

Quem não tem dívidas, no entanto, deve passar longe do empréstimo, a não ser em casos de urgência. O advogado José Roberto Oliveira afirma que a maioria dos casos de inadimplência envolve créditos caros. "Se for comprar um carro, prefira financiar com a concessionária, que pode oferecer zero de juros. E negocie", diz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta