Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Avião cai no Mediterrâneo; 23 corpos já foram encontrados

25 Jan 2010 - 09h20Por Folha Online

As equipes de resgate que procuram sobreviventes do avião etíope que caiu nesta madrugada em frente ao litoral do Líbano encontraram pelo menos 23 corpos, segundo fontes oficiais.

O Boeing 737-800 da Ethiopian Airlies, que ia para Adis Abeba, capital da Etiópia, caiu a cerca de 3,5 km da localidade litorânea libanesa de Naameh, com cerca de 90 pessoas a bordo.

Imprensa, parentes dos passageiros e curiosos acompanham o trabalho das equipes de resgate

De acordo com Ghazi Aridi, ministro das obras públicas e transportes do Líbano, o avião transportava 90 pessoas, entre elas 83 passageiros e sete tripulantes. Aridi identificou os passageiros: 54 libaneses, 22 etíopes, um iraquiano, um sírio, um canadense de origem libanesa, um russo de origem libanesa, uma francesa e dois britânicos de origem libanesa.

Entre os passageiros estrangeiros estava a cidadã cubana Marla Sánchez, esposa do embaixador francês em Beirute, Denis Pietton.

Já a Ethiopian Airlines informou que havia 82 passageiros e oito tripulantes a bordo; mas não soube responder o motivo da diferença entre os números e disse que iria rever a lista de passageiros.

O presidente do Líbano, Michael Suleiman, descartou, em entrevista coletiva, que se tratasse de um atentado terrorista e assegurou que as equipes de resgate estão fazendo todo o possível para localizar sobreviventes.

Embora, a princípio, os meios de comunicação árabes tenham informado que tinham sido encontrados alguns sobreviventes, a informação foi desmentida à Agência Efe por fontes oficiais.

Segundo o ministério da Defesa do Líbano, ao menos 23 corpos foram resgatados a cerca de 3,5 km a oeste da cidade costeira libanesa de Naameh.

O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou dia de luto nacional por causa das vítimas do avião, que caiu pouco após decolar do aeroporto de Beirute, por volta de 0h (Brasília) por razões ainda desconhecidas.

Hariri e o ministro do Interior, Ziad Barud, foram ao aeroporto para acompanhar as operações de salvamento, de acordo com as imagens mostradas pela televisão libanesa.

O Parlamento libanês, em sinal de luto, anunciou a anulação da sessão programada para hoje, destinada a debater a redução da idade para votar dos 21 para os 18 anos, segundo relatórios de emissoras de rádio.

Histórico da companhia
Segundo a Associated Press, a Ethiopian Airlines estava com a reputação em alta no mercado africano, destacando-se pela alta qualidade dos serviços entre as companhias concorrentes.

Com mais de 20 anos de operação, a empresa teve apenas duas ocorrências graves, de acordo com a AP. A primeira foi em 1996, quando um avião da empresa foi sequestrado e caiu na região das ilhas Comores, no Oceano Índico, após ficar sem combustível. Na ocasião morreram 126 das 175 pessoas que estavam a bordo da aeronave. O avião tinha acabado de sair Adis Abeba, quando três sequestradores invadiram a cabine e pediram para que o avião fosse levado para a Austrália.

O outro acidente aconteceu em 1988, quando um jato da empresa caiu logo depois da decolagem, ao se chocar contra um bando de pássaros que sobrevoavam a região do aeroporto. Neste acidente morreram 31 dos 104 passageiros que estavam a bordo da aeronave.

A Ethiopian Airlines é uma companhia aérea estatal e recentemente expandiu sua rede de voos para vários países do continente asiático. A empresa voa regularmente para o Líbano, atendendo principalmente aos trabalhadores domésticos etíopes que moram no Líbano.

Na última semana a companhia anunciou a compra de outros dez Boeing 737, que custaram cerca de US$ 767 milhões de dólares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial