Menu
SADER_FULL
sábado, 8 de maio de 2021
Busca
Brasil

Aumento salarial dos policiais vai melhorar a segurança, prevê Moka

7 Jul 2010 - 09h54Por Assessoria


O presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, deputado Waldemir Moka (PMDB), está convencido de que o aumento no salário dos policiais militares e civis e dos bombeiros nos Estados irá melhorar a segurança no país e em Mato Grosso do Sul.


A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300 foi aprovada, em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados na noite de terça-feira por 349 votos, após acordo entre líderes do governo e do movimento.


De acordo com Moka, o texto aprovado prevê que o valor do piso das categorias será determinado por projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso pelo Executivo. “O Governo terá que enviar a proposta de lei no prazo de 180 dias após a promulgação da emenda constitucional, em que deve constar o piso salarial dessas corporações”, afirma o deputado.


O projeto do governo criará um fundo para ajudar os Estados a cumprir o novo piso. "Muitos Estados não teriam condições de bancar esses aumentos sozinhos. Por isso a necessidade de se criar esse fundo, que irá garantir o pagamento dos novos salários", justifica.


Moka diz que a proposta de lei federal será fechada a partir de reuniões com a Comissão de Orçamento do Congresso, da qual é presidente. “Todo aumento de despesa tem que estar previsto no Orçamento do país. Diante disso, vamos nos reunir para encontrar as fontes de receita que irão sustentar os aumentos”, explica.


LDO

O deputado deverá colocar em votação nesta quarta-feira (8) à tarde a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2011. O relatório do senador Tião Viana (PT-AC) ainda gera dúvidas nos integrantes da Comissão, principalmente em relação ao valor do salário mínimo para o proximo ano.
 

Moka acredita que, não havendo consenso em torno do texto da LDO, a decisão deverá ir para o voto. “Estou tentando fechar um acordo para não precisar ir para o voto”, diz. A LDO tem que ser votada pela Comissão e pelo plenário do Congresso até a próxima quinta-feira (15).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo