Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Aumenta demanda e setor apícola reativa Federação em MS

5 Mar 2010 - 06h19Por Diário MS
A Federação de Apicultura de Mato Grosso do Sul será oficialmente reativada a partir do dia 15 de março. Parada desde 2007, a entidade volta a funcionar devido ao crescimento da demanda e da necessidade de diversificação da apicultura no Estado, o que requer investimento dos produtores em qualificação. Em MS, o trabalho de aproximadamente 1.300 apicultores resulta em 650 toneladas de mel por ano.

Só no ano passado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) realizou 55 cursos voltados para a produção de mel. São cinco cursos diferentes para a área de apicultura, abordando assuntos como os manejos de abelhas indígenas sem ferrão, manejo básico de colméias, produção de própolis, produção de pólen e produção de rainha e geléia real são oferecidos. “O Senar tem uma cadeira na Câmara Setorial de Apicultura do Estado. Assim, além de cursos podemos atuar no aconselhamento dos assuntos propostos pelos produtores”, aponta a representante do Senar-MS da Câmara, Leila Maciel.

Também o presidente da Federação de Apicultura, Gustavo Bijos, prepara a atuação junto aos apicultores. “As ações que pretendemos desenvolver visam dinamizar o mercado apícola do Estado. Um exemplo é a técnica de extração do mel, a qual requer manejo específico e capacitação dos produtores”, explica.

A Federação atende 24 associações de produtores de mel e o objetivo agora é preparar esses apicultores e auxiliar as associações para que melhorem a infra-estrutura de produção e assim implantar no Estado o sistema de rastreabilidade. Esse sistema é baseado no Programa de Alimentos Seguros (PAS), que através da parceria de instituições do Sistema S atua com a disseminação das boas práticas na produção de alimentos.

Outro motivo importante para a reativação da Federação são os investimentos que os apicultores podem receber. “No Brasil existem muitos programas que podem ajudar as associações do Estado nas questões de melhorar infra-estrutura e capacitação técnica para os apicultores, mas sem uma federação organizada, não conseguíamos trazer para cá estes benefícios”, ressalta o presidente.

Ele também conta que no dia 10 de março, o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura estará em Mato Grosso do Sul para articular ações de georeferenciamento da produção estadual com o governador André Puccinelli. “É uma oportunidade e vamos trabalhar para melhorar as condições do setor”, avalia Bijos.

Importância da capacitação

O apicultor Adriano de Souza trabalha com a produção de mel em Jardim. Das 58 colméias que ele mantém, conseguiu extrair 4,2 mil quilos de mel no ano passado. Souza vende seu produto por atacado para compradores que embalam o mel e aposta no crescimento do setor. Sobre capacitação, o produtor conta que procura sempre informações e isso tem rendido resultados. “O meu interesse por conhecimento, por encontrar as melhores técnicas de produção me fizeram ter um rendimento por colméia muito maior que a média do Estado”, afirma.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho