Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Atividade do comércio fica estagnada em setembro, diz Serasa

6 Out 2009 - 08h06Por Folha Online

O setor varejista nacional ficou estagnado em setembro, após uma sequência de sete altas consecutivas, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Serasa Experian, empresa especializada na análise de crédito.

O indicador de atividade do comércio, elaborado pela Serasa, iguala, assim, a variação registrada em janeiro deste ano. No mês passado, o segmento de Veículos, Motos e Peças foi o destaque, com crescimento de 6,5% devido à com a proximidade do fim dos incentivos fiscais ao setor --no mês passado, os consumidores correram às concessionárias para aproveitar o último mês antes da elevação gradual do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Desde o dia 1º deste mês, o tributo reduzido em dezembro do ano passado para carros voltou a subir gradativamente, e chegará à alíquota original em janeiro.

A alta nas vendas naquele segmento, no entanto, não contrabalançou as quedas de 0,6% no segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática; de 0,3% no movimento das lojas de Material de Construção; e de 2,1% na atividade do segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios.

O segmento de Combustíveis e Lubrificantes teve alta de 1% e o de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas teve alta de 0,1%.

Segundo a Serasa Experian, o fim do ciclo de relaxamento monetário e a retirada dos estímulos fiscais anticrise não devem provocar quedas sistemáticas no varejo, mas o desempenho será menos intenso que a média registrada no período de maio a agosto deste ano (crescimento médio mensal de 1,1%).

Na comparação com setembro de 2008, houve alta de 5,6% --segunda maior taxa do ano, atrás dos 6,3% registrados em agosto na mesma comparação. O segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática avançou 9,9% em setembro em relação ao mesmo mês de 2008, e o setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios subiu 5,7% na mesma comparação.

Já o segmento de Material de Construção teve recuo de 18,7% em setembro, em relação ao mesmo mês de 2008.

No acumulado do ano, o indicador registrou crescimento de 4,4%, com destaque para o setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (alta de 10,1%). Em seguida vêm Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (alta de 3,3%); Veículos, Motos e Peças (alta de 2,7%); e Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (alta de 1,4%).

Os únicos segmentos que apresentaram queda de atividade no acumulado anual foram o de Combustíveis e Lubrificantes (-1,8%) e o de Material de Construção (-14,4%).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho