Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Atendimento no Procon aumenta 66% com informatização

24 Mai 2007 - 11h13
A partir da informatização, ocorrida na terça-feira (22), a média de atendimento no Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) passou de 60 para 100 atendimentos diários, aumento de 66,66%. A intenção do governo do Estado é agilizar a assistência aos consumidores, buscando solucionar o problema o mais breve possível.

No total, 28 novos computadores foram comprados com recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. Além disso, 65 servidores do órgão passaram por um treinamento de cinco dias com técnicos do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), através de um convênio com o Ministério da Justiça.

 

De terça-feira (22) até hoje (24) de manhã, o Procon registrou 227 atendimentos. Desse total, 43% são referentes a serviços essenciais (água, luz e telefonia), 29% a assuntos financeiros (bancos e financiadoras) e o restante, troca ou defeito de produtos e eletrodomésticos.

 

Nesse período, a maior parte das reclamações foi feita pelo sexo feminino (56%) e 44% pelo sexo masculino. A faixa etária mais atendida no órgão é de 31 a 40 anos e não há registro de reclamações por pessoas com menos de 20 anos e mais de 60 anos. Os horários de pico no atendimento do Procon ocorrem às 8 horas, 10 horas e às 15 horas.

 

Segundo o superintendente do Procon, Wilian Douglas de Souza Brito, nesses primeiros dias os consumidores já estão conferindo a agilidade do novo modelo de atendimento. “O Procon deixou de ser um órgão punitivo para gerar mais solução para o consumidor”, afirma.

 

O superintendente explica que, após a reclamação, o órgão entra em contato com a empresa ou envia uma Carta de Investigação Preliminar (CIP), dando prazo de 10 dias para que o problema seja resolvido. Se solucionada, a questão não vira processo. “Tentamos uma solução rápida; apenas os casos mais graves de lesão ao consumidor são automaticamente transformados em processos. A maior parte das grandes empresas disponibilizou uma linha direta para o Procon”, conta Willian.

 

Atendimento extra e consulta pela internet

 

O Procon também está realizando um atendimento extra. Segundo o superintendente, as pessoas que vão fazer reclamações sobre questões que não competem ao órgão, recebem um atendimento preliminar e são encaminhadas aos locais devidos, levando uma carta de encaminhamento do Procon. Dentro de um mês, o consumidor também poderá ter acesso ao processo via internet, na página do Procon, que está em fase de construção.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho