Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Artigo: Para ver a falta de controle e a volta da inflação não é preciso ser economista

4 Mai 2011 - 18h05Por

Para ver a falta de controle e a volta da inflação não é preciso ser economista

 

Por Elizio Brites

 

É um equivoco achar que a inflação será mantida baixa ou sobre controle aumentando as taxas de juros que já são comprovadamente as mais altas do mundo.  Isso só se admitia quando a inflação beirava o descontrole total quando governos passados adotavam medidas de impacto para não chagarmos ao caos total.

 

A ata do Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central - diz que o cenário continua de risco e sinaliza que o processo de controle arcaico e ultrapassado que é o aumento de juros básico deverá ser mantido.

 

Muita falta de criatividade e até mesmo de habilidade para copiar o que deu certo em outros países como o Japão e os EUA, entre outros, que fazem o oposto. Em vez de aumentarem as taxas de juros, reduzem próximos a zero para que os empregos e a produção não sejam comprometidos.

O Copom decidiu elevar a Selic (a taxa básica de juros da economia) de 11,75% para 12,00% ao ano. O objetivo é conter a inflação e fazê-la convergir para a meta do governo, de 4,50%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Não sou economista, e nem preciso ser, para ver que as medidas adotadas são cruéis para quem produz e gera empregos e mais cruéis ainda para a população que somente são vistos como um mercado com 190 milhões de consumidores que acabam pagando as contas pelos desmandos e pela incompetência do governo que nada faz para reduzir o custo da máquina pública.

Cada dia mais se percebe que se a sociedade não se organizar, gritar e disser “BASTA”, os falsos discursos do Ministro Guido Mantega que a inflação está sobre controle e que o Brasil cresce com solidez fiscal vão continuar ocupando as manchetes e nós consumidores pagando as contas pelo desleixo e falta de rumo dos que ocupam esse “trem da alegria”.

Nenhuma medida séria é apresentada pelo governo que só fala em moderar o crescimento para conter a inflação e trabalha para impedir uma economia aquecida como armas contra essa suposta inflação, quando deveria se esforçar no corte de despesas em todos os níveis da administração pública.

Não adianta o governo falar em estímulos de investimentos reduzindo a expansão de créditos ao setor produtivo e o pouco de crédito disponível via empréstimos em curto prazo e com juros impagáveis, muito menos achar que com o programa (PAC2), que deve gastar quase 1,6 trilhões até 2014, em diversas frentes de serviços públicos, como solução para desempregos.

Todos sabem que isso é apenas gastar os impostos que as empresas e a população paga a duras penas quando deveria centrar esforços para aprovar a reforma fiscal e tributária e adotar medidas eficazes para conter os gastos públicos e combater a corrupção que a cada dia aumenta de forma assustadora no Brasil.

Empresário e Bel. Em Direito.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho